Sobre o Cancer da Escola

Eu sou da opinião que a nota é um cancer nos sistemas escolares! Fundamentalmente porque alunos, pais e (o que é mais patológico!) grande parte dos próprios professores consideram que o objetivo final do sistema escolar é obter boas notas, quando elas deveriam ser apenas um meio de aferir, grosseiramente, se os objetivos foram alcançados!

Em geral quando o professor propõe qualquer atividade, vem sempre a indefectível pergunta:

Vale nota professor?

Curiosamente, o Stephen Kanitz compartilha desta opinião e a expõe de modo pragmático neste artigo. (Descobri no Vivência Pedagógica!)

(…)O sistema de “dar” notas está tão enraizado no nosso sistema educacional que nem percebemos mais suas nefastas conseqüências. Muitos alunos estudam para tirar boas “notas”, não para aprender o que é importante na vida. Depois de formados, entram em depressão pois não entendem por que não arrumam um emprego apesar de terem tido excelentes “notas” na faculdade. Foram enganados e induzidos a pensar que o objetivo da educação é passar de ano, tirar nota 5 ou 7, o mínimo necessário.(…)

ps: Não confundir! Ausência de notas não é sinônimo de ausência de avaliações e ou feedbacks sobre o desenvolvimento do aprendiz!

Do Dapper Drake

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos
Esta entrada foi publicada em Miscelâneas. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.