Lista para Prova e Dúvidas

A lista de referência para prova, isto é, exercícios que abrangem toda a matéria está na imagem abaixo:

Lista de Exercícios para Prova de Física 1 Trim. 2013

Lista de Exercícios para Prova de Física 1 Trim. 2013 (clique na imagem p/ ampliar)

Dúvidas sobre como resolver questões da lista? Use nosso fórum (clique aqui)

Assíncrono x Síncrono

O Diego da 1205, sugeriu que exista um chat (bate-papo) para tirar dúvidas de física, porque existe isso em Matemática! Eu não gosto de bate-papo para tirar dúvidas por três (3) motivos:

  • Nem todos podem estar no mesmo horário, assim o trabalho do professor ficar disperso no tempo!
  • Interações assíncronas, isto é, você não precisa responder mensagens no mesmo instante da leitura, tendem a ser mais ricas e profundas que as síncronas. Estas tendem a ser superficiais. No contexto de discussão de dúvidas, é interessante que os alunos leiam as dicas/respostas do professor, reflitam com calma sobre elas e, só então, acrescentem outras questões!
  • Incentiva o “deixar tudo pra última hora“. Na véspera da prova os alunos desejarão tirar todas as dúvidas acumuladas para a última hora!

A despeito desses três motivos, eu criei um bate-papo (ali no menu lateral do blogue – você tem que estar autenticado (logado) para pode usar (para evitar spam)). Vocês podem interagir entre si, para dúvidas e, eventualmente poderemos marcar um horário para discussões síncronas de dúvidas. Mas eu vou dedicar sempre mais tempo e esforço na criação de uma cultura de estudo e discussões mais profundas (e registráveis) através do nosso Fórum. Isto é, prefiram sempre publicar* dúvidas nos fóruns adequados ou nos comentarios aqui no blogue!

* “postar” é um anglicismo que me dói os ouvidos e vista – além de revelar uma submissão cultural desnecessária quando temos o nosso lindo PT_Br #prontofalei

PS: Se você tem conta no Google, pode adicionar este perfil – apfisica2 e podemos, eventulamente, marcar um Hangout para tirar dúvidas!

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos
Esta entrada foi publicada em 2-ano, 2013, Física, Recursos Educacionais e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.