Escolhemos o mapa do Brasil como o nosso objeto de trabalho pelo fato de se encaixar melhor na nossa realidade. Queríamos ressaltar nosso patriotismo e brasilidade colocando o Brasil invertido em relação à visão tradicional, o que, num mapa Mundi, seria colocá-lo no alto.
O nosso mapa político brasileiro suleado foi feito à partir de um Atlas escolar do IBGE, copiado com o uso de papel vegetal, transferido para uma folha comum e colorido à mão. Como percebemos que não ficaria muito legível se escrevêssemos também à mão os nomes dos estados, escaneamos o mapa e digitamos tudo o que seria escrito. Adaptamos uma rosa dos ventos que encontramos no google para o padrão suleado e a anexamos.
A conclusão que podemos tirar a partir da elaboração desse mapa é que seria mais correto utilizar em cada país mapas adaptados à sua localização. Por exemplo, os australianos deveriam levar em consieração mapas suleados e em que a Austrália se localize no centro, já que em cada país a geografia deveria ser estudada tendo-se como base a sua própria soberania, e não a dos “criadores” dos mapas.
Juliana Lima
Mariana Carneiro
Turma 2106