Olá Pessoal,
Seguem abaixo algumas considerações sobre os relatórios dos experimentos!
- Há alguns relatórios com fortes indícios de plágio!
- Muitos relatórios pecam por não organizar o relato! Qual era o objetivo do experimento? O que foi medido? Por que foi medido? Quais os resultados experimentais com as incertezas e com o número correto de algarismos significativos?
- Muitos relatórios foram preguiçosos na apresentação dos cálculos: Fotografaram em vez de digitar! Isso atrapalha a pesquisa e a legibilidade do conteúdo!
- Muitos relatórios escreveram o valor da medida experimental com um número de algarismos incoerente com a incerteza! Ex. incerteza na casa dos centésimos e medida na casa dos milésimos ou mais: (mi = 0,234 + – 0,02) <- isto está errado!
- Muitos alunos ainda não entenderam o que significa: “todos os algarismos que temos certeza mais um (01) duvidoso!” Incerteza deve ficar com apenas um (01) algarismo significativo. Justamente para indicar onde está a incerteza!
- Incerteza é calculada separada da medida indireta! O modo de cálculo da medida indireta é (quase) sempre distinto do cálculo da respectiva incerteza!
- Nenhum relatório calculou corretamente as incertezas das duas acelerações!
- Nenhum relatório colocou corretamente os motivos das diferenças das acelerações (para aqueles que fizeram esta análise). A massa e atrito das roldanas e a hipótese de que mi (e as acelerações) são constantes são as principais causas das diferenças!
Tenho que fazer um “mea culpa”: No próximo trabalho experimental vou explicitar exatamente o que será avaliado no relatório!
No mais, comparado com os relatórios do experimento do bebedouro, quase todos melhoraram! Assim, fiquei convencido de fechar o ano letivo com uma outra atividade experimental com análise de dados para que possamos chegar mais próximo de um bom relato de experimento :-)
No link abaixo uma planilha para o cálculo do coeficiente de atrito com seu respectivo erro (usando a propagação de erros simplificada). Na mesma está indicada como foram feitos os cálculos. Vocês podem usá-la para verificar os dados de vocês.
Depois vou acrescentar as incertezas das duas acelerações!
Clique aqui para ir para planilha no google (editável). Só altere a linha com os valores experimentais!