Comentários sobre Relatórios dos Experimentos da 2º Certificação

Olá Pessoal,

Seguem abaixo algumas considerações sobre os relatórios dos experimentos!

  • Há alguns relatórios com fortes indícios de plágio!
  • Muitos relatórios pecam por não organizar o relato! Qual era o objetivo do experimento? O que foi medido? Por que foi medido? Quais os resultados experimentais com as incertezas e com o número correto de algarismos significativos?
  • Muitos relatórios foram preguiçosos na apresentação dos cálculos: Fotografaram em vez de digitar! Isso atrapalha a pesquisa e a legibilidade do conteúdo!
  • Muitos relatórios escreveram o valor da medida experimental com um número de algarismos incoerente com a incerteza! Ex. incerteza na casa dos centésimos e medida na casa dos milésimos ou mais: (mi = 0,234 + – 0,02) <- isto está errado!
  • Muitos alunos ainda não entenderam o que significa: “todos os algarismos que temos certeza mais um (01) duvidoso!” Incerteza deve ficar com apenas um (01) algarismo significativo. Justamente para indicar onde está a incerteza!
  • Incerteza é calculada separada da medida indireta! O modo de cálculo da medida indireta é (quase) sempre distinto do cálculo da respectiva incerteza!
  • Nenhum relatório calculou corretamente as incertezas das duas acelerações!
  • Nenhum relatório colocou corretamente os motivos das diferenças das acelerações (para aqueles que fizeram esta análise). A massa e atrito das roldanas e a hipótese de que mi (e as acelerações) são constantes são as principais causas das diferenças!

Tenho que fazer um “mea culpa”: No próximo trabalho experimental vou explicitar exatamente o que será avaliado no relatório!

No mais, comparado com os relatórios do experimento do bebedouro, quase todos melhoraram! Assim, fiquei convencido de fechar o ano letivo com uma outra atividade experimental com análise de dados para que possamos chegar mais próximo de um bom relato de experimento :-)

No link abaixo uma planilha para o cálculo do coeficiente de atrito com seu respectivo erro (usando a propagação de erros simplificada). Na mesma está indicada como foram feitos os cálculos. Vocês podem usá-la para verificar os dados de vocês.

Depois vou acrescentar as incertezas das duas acelerações!

Clique aqui para ir para planilha no google (editável). Só altere a linha com os valores experimentais!

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos
Esta entrada foi publicada em 2-ano, 2015, Recursos Educacionais e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.