Projeto de Física-Parte I- Saltos e Corrida

Colégio Pedro II – Campus Centro
Professor: Sérgio Lima
Turma: 1205
Alunos:
Bernardo Cunha nº 2 João Ricardo Campbell nº 13 Larissa Melo nº 17 Thaís Blatt nº 35
1º Relatório → Realização do experimento
Materiais utilizados:
1-Cronômetro (utilizado para marcar a duração da corrida do aluno) 2-Fita métrica (utilizada para medir a altura do aluno a distância percorrida e altura do salto vertical)
3-Câmera de celular
4-Balança digital (utilizada para calcular a massa do aluno)
5-Giz Colorido (utilizado para demarcar a distância percorrida e a altura do salto vertical)
6- Trena
1º Experimento → Etapa da corrida
Nesta etapa precisaremos medir o peso do aluno com a balança e delimitaremos utilizando a fita métrica o espaço que o mesmo deverá percorrer. Após isso, a trajetória delimitada será percorrida algumas vezes (3 à 5 vezes),para que assim,possamos fazer a média de forma precisa do tempo que levou-se para percorrê-la,o qual será medido através do cronômetro.Utilizando os resultados obtidos velocidade média,distância em metros sobre o tempo em segundo(ΔS/ ΔT) e a massa do aluno iremos calcular a Energia cinética(Ec=mv²/2).

> Como a posição do braço influencia no centro de massa?
O centro de massa (c.m) é influenciado pela posição dos braços, pois se o braços estiverem junto ao corpo, o c.m está localizado ,convencionalmente, na região do umbigo, já que para se definir o centro de massa de uma pessoa, é necessário a utilização de contas complexas. Se levantarmos um braço, ele muda de posição e vai em direção ao lado ao qual foi levantado, entretanto se levantarmos ambos os braços acontecerá uma elevação deste centro. Vale a pena ressaltarmos que, o Centro de massa não precisa necessariamente, se encontrar em um ponto do corpo, ele pode estar fora do corpo.

> Como medir, satisfatoriamente, a altura alcançada no salto?
A forma que escolhemos para medir a altura alcançada pelo salto consiste em pegar um trena de preferencialmente 3 metros, e deixar o indivíduo teste perpendicular ao chão e paralelo a parede, segurando um giz a altura da cabeça pressionado contra a parede, que ao pular criará uma linha vertical que pode ser usada para medir o quanto o individuo saltou ( comprimento da linha ) e a altura alcançada no salto ( chão até a ponta mais longe da linha) e então, para podermos calcular a energia potencial gravitacional é simples, é só multiplicarmos a massa pela altura e pela gravidade, mas isso deve ser feito quando no momento em que a energia cinética é zero, ou seja, no altura máxima do salto, então: Epg = MGH .

Bibliografia : http://www.if.ufrj.br/~micha/projetos/fisica_esporte.html
Livro de Fisica
Licença Creative Commons
Trabalho de Física está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Projetos Micha
www.if.ufrj.br

Esta entrada foi publicada em 1205, 2-ano, 2013. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)