Colégio Pedro II – Campus Centro
2015
Alunos: Bernardo Maia Nº: 6
Breno Cipolatti Nº: 7
Felipe Pais Nº: 9
José Victor Nº: 18
O trabalho consiste em determinar qual o módulo de velocidade de saída de um jato de água, podendo ser de um bebedouro ou de uma mangueira. Escolhemos um bebedouro localizado no Colégio Pedro II – Campus Centro.
Para determinar o módulo da velocidade, é necessário que sejam mensurados certas grandezas físicas, que sem elas é quase impossível. Essas grandezas são: o valor máximo que a água chega na vertical, o valor máximo da água na horizontal e o ângulo de saída da água. E também o valor da aceleração da gravidade, que é um valor fixo encontrado na internet ou livros.
Se alguma dessas grandezas não fossem especificadas, como por exemplo o alcance da água, não daria para descobrir a velocidade, pois ela é fruto da divisão entre distancia e o tempo (como não sabemos o tempo, usamos duas fórmulas que não necessitam do tempo):
= Alcance
= Velocidade
= Ângulo
= Gravidade
Com elas, é só fazer a media dos resultados para encontrar a incógnita. (velocidade é a incógnita).
OBS.: Para fazer as medidas, se deve usar o mesmo “plano” que o do “bico” do bebedouro, onde sai a água.
Os instrumentos que deverão ser utilizados serão: transferidor de 180º para medir o ângulo de saída da água e régua para medir a distância e a altura da água. Para medir a altura, a régua deverá ficar totalmente perpendicular ao alcance máximo da água. Para o alcance da água, a régua deve estar paralela a inclinação do “bico” de saída e no mesmo plano. Para medir o ângulo, o centro do transferidor deverá estar sobre o bico de saída da água, no mesmo sentido que a água, acompanhando seu trajeto.
As unidades de medida e tempo necessárias são: Velocidade = metro e segundo (m/s), altura e alcance = metro (m).
Com todas as medidas encontradas, é só utilizar a fórmula dada para descobrir a velocidade.