Roteiro de Reaplicação do Aquecedor Solar

Colégio Pedro II- Campus Centro
1º ano, turma: 2106
Integrantes:
Ayla Mello n°-3
Beatriz Salazar nº – 4
Luana Ramos nº – 18
Nathália Ribeiro nº – 27

Roteiro para a montagem:

Materiais:

Água
1 bandeja metálica em formato retangular
1 mangueira de borracha
1 lata vazia (limpa)
1 vidro que encaixe na parte interna da bandeja
Durepoxi
Tinta preta fosca
Algum isolante térmico (Opcional)
Tesoura (caso precise cortar a mangueira)

Montagem:
Primeiramente, nos reunimos em busca dos materiais. Após comprar todos, nos dividimos de modo que cada integrante ficou com uma tarefa.
Pintamos a bandeja com a tinta preta – para que o calor fosse melhor absorvido pela irradiação –, depois fizemos dois furos na mesma, um na parte lateral superior e outro na inferior, para que a mangueira se encaixasse nela (caso necessário, pode-se pedir ajuda a algum adulto para que ele faça os furos). Assim fizemos, também, com a lata, de modo que eles se interligassem corretamente (furo superior com superior, e os inferiores ligados também). Também fixamos a mangueira com durepoxi, para que não vazasse.
Pusemos o vidro na bandeja, deixando um pequeno espaço entre o fundo e o vidro, e fixamos novamente com o durepoxi. Esperamos secar por aproximadamente duas horas.
O isolante foi colocado ao redor da lata – usamos papel alumínio como isolante –, lata essa que deveria ficar em um nível acima da bandeja, para a convecção funcionar de forma correta.
Depois de tudo pronto, é preciso encher a lata de água e pôr o projeto debaixo do sol. É importante que não deixemos o ar participar do ciclo.
Testando:
Um dos integrantes do grupo deixou o projeto do grupo em casa para que fosse testado pela irmã enquanto estávamos na escola, no período de sol. Quando o integrante chegou em casa, descobriu que em Maricá o tempo não estava em condições adequadas para que o aquecedor pudesse ser testado e que havia vazado um pouco de água.

Apresentação:
Já na escola, no dia da apresentação, chegamos mais cedo e colocamos nosso projeto para funcionar, debaixo do sol.
Enchemos a lata de água, o que fez com que a água se deslocasse até a bandeja, por meio das mangueiras. Tomamos bastante cuidado para não ficar nenhuma bolha de água na mangueira, pois se ficasse não iria funcionar.
Em dado momento, percebemos que em dois lugares da bandeja havia vazamento de água. Então retiramos toda a água do trabalho e colocamos durepoxi nas áreas dos vazamentos. Esperamos secar por um tempo por volta de 40 minutos, para em seguida enchermos com água. Ao encher o trabalho novamente, entrou ar por um dos tubos (mangueira), de maneira que a água só passava por um.
No meio disso, as partes do durepoxi que não estavam totalmente secas, em contato com a água, ocasionou a formação de bolhas e tornou a vazar água nos mesmos pontos. Não tivemos tempo para consertar, pois a aula de Sociologia começara. Por isso, paramos de insistir, assim como outros grupos. Resignados, demos o trabalho como terminado (e um fracasso!).
– RESUMO: O projeto não funcionou, pois dentro das mangueiras havia uma determinada quantidade de ar, o que fez com que a água não passasse pelos tubos, além disso, havia pequenos buracos da bandeja que fez com que a água vasasse e assim não foi possível ocorrer a convecção.

Cálculo da taxa de irradiação:
Como explicado anteriormente, no tópico “apresentação”, o projeto não funcionou e por isso não obtivemos informações suficientes para calcularmos a taxa de irradiação.

Licença de distribuição do Roteiro:
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

This entry was posted in Projetos-Aprendizagem. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.