1º ano do Ensino Médio Turma: 2106 Ano: 2014
Colégio Pedro II – Campus Centro
Física: prof. Sérgio
Grupo: Matheus Bruzzi-nº25
Letícia Helena da Silva Pamplona Côrte Real- nº17
Rafaella Brascher Halpern- nº30
Luiza Siqueira Cavalcante Ferreira-nº22
Fernanda Queiroz Corrêa Lima- nº11
Roteiro de Replicação
Materiais:
-fita prateada
-isopor
-uma caixa de papelão
-plástico
-cola, tesoura e durex
Como fizemos: Primeiro revestimos a caixa com isopor depois colocamos fita prateada por dentro. Para a tampa cortamos o meio dela e colocamos o plástico transparente e na aba colocamos papel alumínio para fazer o refletor.
1-Em vez de procurar uma caixa de tamanho semelhantes nos utilizamos o isopor pra delimitar o perímetro do que então seria a caixa de dentro, e ao mesmo tempo isolar.
2-Nós utilizamos uma fita prateada para substituir o alumínio, por que é mais fácil de ser fixada no papelão, por que o alumínio é muito “frágil”.
3-A tampa: usamos a própria tampa da caixa, cortamos uma tela para fazer o refletor e nesse buraco colocamos o plástico.
4-E ao encaixar a tampa no forno solar ele ficou pronto. É importante isolar bem o forno solar para criar uma estufa, e por isso colocar um plástico transparente.
Usamos também um arame, de metal, como apoio para o refletor.
Além de fazer o forno é importante a testagem, para ver se o isolamento feito esta bom o suficiente para que ele possa funcionar.
Primeira testagem do nosso trabalho:
Funcionamento físico do forno solar: os raios solares incidem diretamente na caixa ou indiretamente, quando batem no refletor o mesmo joga esses raios pra dentro da caixa, dentro da caixa os raios ficam refletindo todo o tempo (já que revestimos a caixa com fita prateada), e com o plástico em cima é criada uma estufa, onde o calor não escapa (a mesma coisa acontece quando os raios incidem diretamente na caixa, mas sem o auxílio do refletor).
No dia da apresentação do trabalho nosso forno solar chegou a 59ºC.
Roteiro de Replicação de Fernanda Queiroz, Letícia Helena Real, Luiza Siqueira, Matheus Bruzzi e Rafaella Brascher. está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Por que o calor não escapa pelo filme transparente? No mais, ótima descrição da montagem