Roteiro de Replicação Do Aquecedor Solar

Rio de Janeiro, 08 de abril de 2014

Colégio Pedro II – Campus Centro

Disciplina: Física            Professor: Sérgio

1º Ano do Ensino Médio                Turma: 2106

Integrantes:

Gabriel Lemos – n°: 12

Juliana Torres – n°: 15

Nathalia Hermes – n°: 26

Rhayany Santos – n°: 31

 

Para a montagem do aquecedor usamos 1 tabuleiro de cor preta (para maior eficiência na hora de aquecer), 1 lata de metal, 1 tábua de vidro de tamanho compatível com o do tabuleiro, 1 mangueira de 70cm de comprimento, tampinhas de batons como suporte para o vidro, cola de silicone, durepoxi e uma tinta preta-fosca (para pintar a lata de metal).

Primeiro lavamos o tabuleiro, depois cortamos a mangueira em duas partes.Com uma furadeira fizemos dois furos no tabuleiro, um na parte superior outro na parte inferior (fizemos o mesmo na lata de metal), de modo que a mangueira encaixasse sem grandes problemas, colamos com cola de silicone e após a secagem acrescentamos o durepoxi. Com a cola de silicone colamos as tampinhas de batom no tabuleiro e o vidro em cima das tampinhas. Ficou um pequeno espaço entre o vidro e o tabuleiro, nesse espaço colocamos cola de silicone e após a secagem colocamos o durepoxi para fixar.

No dia da apresentação o aquecedor não funcionou, não entendemos o motivo, fizemos tudo como foi recomendado. Um dos integrantes do grupo acredita que não esperamos o tempo exato para a secagem da cola e ou do durepoxi.

Por falta de organização e de comprometimento, não pudemos testar antes do dia da apresentação, por isso não coletamos as informações necessárias para fazer o cálculo da taxa de irradiação.

This entry was posted in Física. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.