Roteiro de Replicação do Projetor de Celular 2014

ColégioLogo_CPII Pedro II – Campus Centro

Professor: Sérgio                    Disciplina: Física

Turma: 2102
Alunas:     Daianna Oliva     N°:08

            Joyce Rodrigues       N°: 20
Julianne Brito         N°: 21
Larissa Assis           N°: 22
Yasmin Passoumids  N°: 35



Roteiro de formação do projetor caseiro de celular
 ilustração-1

Como trabalho alternativo (aos alunos que não gostam de aparecer em vídeos públicos ou não tem talento para criar paródias) para a 3ª certificação foi proposto que estes criassem um projetor de imagem para celular. O projetor de imagens é um instrumento óptico muito usado no cinema, escolas, cursos e outros. Na física, os instrumentos ópticos são instrumentos que podem ampliar reduzir ou captar a imagem de objetos, no caso do projetor ele gera uma imagem ampliada do objeto. Aqui vamos explicar o passo a passo na produção de um projetor para celular e os principais conceitos da física usados.

Para a construção do projetor são necessários os seguintes materiais:

  • Lupa
  • Estilete
  • Régua
  • Tinta preta
  • Pincel
  • Caixa de sapatos(O tamanho da caixa é variante de acordo com o tamanho do foco da lupa, no caso usamos apenas duas, de tamanho médio)
  • Fita adesiva
  • Isopor(que será utilizado para fazer o apoio do celular)
  • Cola quente
  • Celular(quanto maior for a tela do celular, melhor)
1

Alguns materiais que usamos

Construção do projetor de imagens passo a passo:
 1º passo:

Deve-se utilizar duas caixas de sapato de um mesmo tamanho. Corte uma das abas laterais de cada caixa e com o auxílio da cola quente une-as para que formem apenas uma única caixa grande. Esta será a câmara escura do projetor3.

 

2º passo:

Recorte o lado da caixa referente à largura. Este corte será para o encaixe da lupa, logo é recomendado que use a lupa como medida de corte para que ela encaixe perfeitamente e que não haja a entrada e nem saída de raios luminosos (o que pode comprometer o funcionamento do projetor).

 

3º passo:

Nesta etapa deve ser encaixado e colado a lupa na caixa com a ajuda da cola quente. Logo depois vamos isolar bem o espaço ente a lente e a caixa.7

 

4º passo:

43-2Pinte o interior da caixa com tinta preta. Se desejar, pinte a caixa por fora, mas isso não influenciará no processo de formação da imagem, seria apenas por questões de beleza.

 

 

5°passo:

Esta etapa corresponde à produção do suporte para o celular, como se fosse uma gavetinha. Para 6fazê-la, utilize isopor. Recorte o isopor em uma placa que correspondem ao tamanho de largura da caixa e largura do celular. Em seguida recorte outra placa que servirá como base para o suporte. Por fim, cole de maneira que se forme um suporte para o celular5 e o mais importante: que deixe a tela livre.

 

 

 

 

 

 

6º passo:10833657_1035303153161880_1928536183_n

Com o projetor de imagens pronto, é hora de testar!
Testagem:

Após pronto, testamos o nosso projetor de celular à noite, em uma sala com todas as luzes apagadas. Posicionamos a caixa de forma que ela ficasse paralela ao chão.DSCN0037
Colocamos o celular (já no suporte ) dentro da caixa com a imagem de cabeça para baixo(pois a lupa irá formar uma imagem invertida). Movemos o suporte até encontrar o foco ideal para a imagem ficar o mais nítida possível, ou seja, distancia ideal do P.

ilustracao esse

Exemplificação de que é mamão com açúcar

Conceitos físicos:

 

Para projetar uma imagem real e maior deve se utilizar lentes convergentes, como a lente da lupa. Quando se projeta uma imagem real, ela é invertida em relação ao objeto (por isso que o celular tem que ficar de cabeça para baixo, para projetar uma imagem direita).

 

A caixa deve ser completamente isolada e preta (cores escuras possuem um albedo baixo, taxa de reflexão baixa), para que nenhum raio de luz proveniente do objeto saia ou seja refletido, para assim ter uma imagem boa sem intervenções.

10841518_787521361320621_961672539_n

Cálculo do nosso projetor

O objeto deve ficar entre o foco e o dobro do foco, porque só assim terá uma imagem maior que o objeto e real, podendo ser projetada. Para conseguir uma imagem boa por tentativa, deve ajeitar o objeto entre o foco e o dobro do foco e ir colocando o projetor a uma distancia que a imagem do objeto fique nítida no anteparo. Mas, para uma melhor projeção, utiliza-se a equação de Gauss: 1/f=1/p + 1/p’, na qual o inverso do foco da lente é igual o inverso da distancia do objeto em relação a lente mais o inverso da distancia da imagem projetada em relação a lente.

Na hora de projetar, o lugar ao ser projetado deve estar completamente escuro para se enxergar apenas a luz proveniente do objeto, sem interferência de luz.

Vídeo que usamos de base: http://youtu.be/eVhLQBPZqUI

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

This entry was posted in Física. Bookmark the permalink.

2 Responses to Roteiro de Replicação do Projetor de Celular 2014

  1. Pingback: Celular Projetor | Rio Grande Tecnologia e Eletrônicos

  2. Sérgio Lima says:

    Muito bom o mamão com açúcar na lente :-)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.