Roteiro de Replicação Forno Solar 2014

Colégio Pedro II – Campus Centro

1º ano E.M

João Pedro Soares Nunes – turma 2108 – nº 13

Daniel José de Araújo Pereira – turma 2108 – nº 04

Materiais:

2 caixas de papelão

Cola

Papel Alumínio

Jornal

Tesoura

Plástico Filme

Barbante

Cartolina Preta

Tinta Preta

Durex/Fita crepe

Como Fazer:

1- Consiga duas caixas, uma menor que a outra e ao pôr a menor dentro da maior, a distância entre os lados precisa ser de aproximadamente 2,5cm, como no caso do nosso trabalho. Nossa caixa menor tinha as seguintes dimensões: 16cm de largura, 21cm de altura e 33,5cm de comprimento, totalizando um volume de 11.256cm³

2- É importante lembrar de cortar as abas de ambas as caixas, deixando apenas uma das maiores abas da caixa maior.

3- Agora pegue a maior aba que você cortou da caixa de fora e una-a à outra aba, aumentando a sua área, utilize fita crepe para isso.

4- Nesse momento você já tem praticamente o formato do forno, então pinte o interior das duas caixas de tinta preta, e quando secar, cole papel alumínio nos locais pintados de preto usando cola e também cubra a aba da caixa maior com papel alumínio (só o lado que irá refletir). Depois de colado o alumínio, pinte somente o fundo da caixa menor de preto (sim, você pintará duas vezes o fundo da caixa menor).

Colando o papel alumínio no interior da caixa após a pintura.

Colando o papel alumínio no interior da caixa após a pintura.

Pintando o interior da caixa menor de preto

Pintando o interior da caixa menor de preto

5- Faça uma “base” de papelão para nivelar a altura de ambas as caixas (a caixa menor ficará em cima desta base).

Base de papelão no fundo da caixa maior.

Base de papelão no fundo da caixa maior.

6- Antes de colar a base , forre o fundo da caixa maior de jornal; depois que colar a base ao fundo da caixa maior e à caixa menor, forre as laterais de jornal, o máximo que conseguir. Vale lembrar que se você colocar as folhas de jornal ao invés de dobrá-lo, conseguirá colocar uma quantidade consideravelmente maior de jornal. Se quiser um melhor funcionamento, ao invés de jornal, use isopor. Quando terminar de forrar, seu forno estará assim:

Forno já forrado com jornal.

Forno já forrado com jornal.

7- Se quiser que mais raios solares sejam refletidos para dentro do seu forno, faça uma outra aba de papelão (como dá para ver na foto acima), do mesmo modo que fez a outra, e depois cubra-a de papel alumínio.

8- Cubra todo o exterior de cartolina preta para deixar o trabalho mais bonito (apenas estética, não influencia em nada no funcionamento do forno).

9- Agora para fazer com que as abas fiquem inclinadas, primeiro corte três pedaços de barbante: dois serão colados na parte de cima das abas, ligando-as por cima, e um terceiro será colocado com uma extremidade na parte de cima de uma aba, e passando por debaixo da caixa, atingirá a outra extremidade também na parte de cima da aba, como mostra a foto a seguir:

Os três pedaços de barbante: dois que passam por cima das abas e um outro por baixo.

Os três pedaços de barbante: dois que passam por cima das abas e um outro por baixo.

10- Agora, para cobrir o forno, use o plástico filme. Estique-o bastante e cole com durex as extremidades do plástico nos lados do forno. Nesse caso, você não estará fazendo uma tampa propriamente dita, ou seja, sempre que for aquecer algo terá que repetir esse processo. Isso não influencia na física do trabalho, a tampa é apenas uma questão estética. Como uma alternativa, se você não quiser usar o plástico filme, use um vidro, o efeito será o mesmo.

11- Teste seu trabalho com antecedência para não fazer feio (como o Fluminense que mesmo na zona de rebaixamento após a última rodada não foi para a série B em 2013) e seu trabalho não funcionar. Para isso, basta colocar água dentro de um recipiente (preferencialmente de metal) dentro do forno e cobrir a parte de cima com o plástico filme.

Terminando de colar o plástico filme sobre a parte de cima do forno.

Terminando de colar o plástico filme sobre a parte de cima do forno.

Foto de cima do forno sendo testado.

Foto de cima do forno sendo testado.

Pronto, em 11 passos você conseguirá fazer o seu forno solar!

No dia da apresentação, após aproximadamente 1 hora e meia, a temperatura do forno atingiu 52ºC.

                                                         Física Do Trabalho

A física do trabalho é basicamente subdividida em quatro partes:

a) A caixa maior, que serve para isolar caixa menor, fazendo com que essa não perca calor para o meio externo, por isso é forrada com jornal ou isopor, que são bons isolantes térmicos. O alumínio no interior da caixa externa serve para refletir os raios que nela chegam até a caixa menor.

b) As abas, que vão servir de refletores, como o próprio nome já diz, vão refletir os raios solares através do alumínio para dentro da caixa. Vale lembrar que a radiação solar não chega somente pelo refletor, como também diretamente até a caixa menor.

c) A caixa menor, que tem o fundo pintado de preto, serve para absorver o calor proveniente da radiação solar, devido à tinta preta.

d) O plástico filme faz com que os raios solares que entrem na caixa não saiam, criando uma espécie de “efeito estufa”.

Licença Creative Commons
Forno Solar de Física de João Pedro Nunes e Daniel Araújo está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

This entry was posted in Física. Bookmark the permalink.

One Response to Roteiro de Replicação Forno Solar 2014

  1. Excelente descrição da montagem e da física do forno. Mesmo falando mal do Fluminense ficou um excelente roteiro de replicação. Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.