Roteiro de replicação – Forno Solar (2102)

Colegio: Pedro II, U.C. – 1ª série – turma 2102

Alunas: Carolina Perez, Laryssa Faria, Nathália Andrade e Raquel Corteletti

Nº: 9, 16, 26 e 29

Data: 25/10/2012

 

Com o trabalho, foi possível aprendermos o que cada tópico tem a ver com seu funcionamento:

-Propagação Retílinea da Luz: É quando a luz solar se propaga dentro do corpo do forno.

-Reflexão Luminosa: Esse foi o objetivo da tampa, ela serviu pra refletir os raios solar, a fim de se propagarem no forno.

-Propagação de Calor: Foi quando o calor causado pela irradiação permaneceu no forno.

-Condução Termica: No trabalho foi usados artifícios que atraem calor, os condutores térmicos, no caso do forno, o alumínio e o papelão são condutores térmicos, ainda mais quando pintado de preto.

-Convecção Termica: A água do fundo aquecem primeiro e ficam “mais leves” do que a água da parte superior. Então a debaixo sobe e a água mais densa de cima desce. Ao descer essa água aquece e fica menos densa, então sobe criando assim as correntes de convecção. Com isso, o papel filme ou vidro, ficam embaçados ou se depender, ficam até com gotículas de agua.

-Irradiação: É quando os raios solares são refletidos pela tampa para dentro do forno, assim causando a irradiação.

– Estimar/quantificar grandezas físicas: Quando tiramos as temperaturas para saber qual foi o aumento de calor.

– Registrar/Reproduzir medições físicas: É sobre as grandezas físicas diferentes, no caso seriam as temperaturas e tempos diferentes, representadas no gráfico.

 

O gráfico a seguir representa o crescimento da temperatura do forno. Inicialmente, mediu-se a temperatura inicial do leite, 27°C, às 12h 26min, passando-se o tempo, mediu-se a temperatura do leite novamente, e resultou em 47°C, veja:

Análise final do trabalho:

Percebemos se o forno funciona quando descobrimos que a temperatura interna (do forno) é maior que a temperatura externa. A tampa do forno serve para que os raios solares sejam

refletidos para dentro do forno, assim causando irradiação, o que atrai calor. A tampa tem de estar para trás, em ângulo obliquo, para que a reflexão seja melhor. O vidro ou papel filme forma um efeito estufa, os raios solares que são enviados para dentro do forno, permaneçam lá dentro. O espaço entre as duas caixas, servem para que o calor permaneça dentro do forno. O jornal é isolante térmico, ou seja, ele faz com que o calor permaneça dentro do forno. O alumínio serve pra que haja correntes de luz dentro do forno e assim sempre tendo calor dentro do mesmo.

           

 

Licença do trabalho: 
. Licença Creative Commons
Este obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Brasil.

Esta entrada foi publicada em 2012, 2102. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)