Roteiro de replicação – Forno Solar (2102)

Colegio: Pedro II, U.C. – 1ª série – turma 2102

Alunas: Carolina Perez, Laryssa Faria, Nathália Andrade e Raquel Corteletti

Nº: 9, 16, 26 e 29

Data: 25/10/2012

 

Com o trabalho, foi possível aprendermos o que cada tópico tem a ver com seu funcionamento:

-Propagação Retílinea da Luz: É quando a luz solar se propaga dentro do corpo do forno.

-Reflexão Luminosa: Esse foi o objetivo da tampa, ela serviu pra refletir os raios solar, a fim de se propagarem no forno.

-Propagação de Calor: Foi quando o calor causado pela irradiação permaneceu no forno.

-Condução Termica: No trabalho foi usados artifícios que atraem calor, os condutores térmicos, no caso do forno, o alumínio e o papelão são condutores térmicos, ainda mais quando pintado de preto.

-Convecção Termica: A água do fundo aquecem primeiro e ficam “mais leves” do que a água da parte superior. Então a debaixo sobe e a água mais densa de cima desce. Ao descer essa água aquece e fica menos densa, então sobe criando assim as correntes de convecção. Com isso, o papel filme ou vidro, ficam embaçados ou se depender, ficam até com gotículas de agua.

-Irradiação: É quando os raios solares são refletidos pela tampa para dentro do forno, assim causando a irradiação.

– Estimar/quantificar grandezas físicas: Quando tiramos as temperaturas para saber qual foi o aumento de calor.

– Registrar/Reproduzir medições físicas: É sobre as grandezas físicas diferentes, no caso seriam as temperaturas e tempos diferentes, representadas no gráfico.

 

O gráfico a seguir representa o crescimento da temperatura do forno. Inicialmente, mediu-se a temperatura inicial do leite, 27°C, às 12h 26min, passando-se o tempo, mediu-se a temperatura do leite novamente, e resultou em 47°C, veja:

Análise final do trabalho:

Percebemos se o forno funciona quando descobrimos que a temperatura interna (do forno) é maior que a temperatura externa. A tampa do forno serve para que os raios solares sejam

refletidos para dentro do forno, assim causando irradiação, o que atrai calor. A tampa tem de estar para trás, em ângulo obliquo, para que a reflexão seja melhor. O vidro ou papel filme forma um efeito estufa, os raios solares que são enviados para dentro do forno, permaneçam lá dentro. O espaço entre as duas caixas, servem para que o calor permaneça dentro do forno. O jornal é isolante térmico, ou seja, ele faz com que o calor permaneça dentro do forno. O alumínio serve pra que haja correntes de luz dentro do forno e assim sempre tendo calor dentro do mesmo.

           

 

Licença do trabalho: 
. Licença Creative Commons
Este obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Brasil.

This entry was posted in 2012, 2102. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.