Roteiro de Replicação Forno Solar

Colégio Pedro II Campus Centro

Turma: 2018

Ano:  1º

Integrantes : Igor Monteiro Pereira   Nº: 10

Gabriel Cravo Gomes     Nº: 8

Marcelo Henrique           Nº: 23

 

Materiais Utilizados:

  • Duas caixas de papelão iguais e uma caixa diferente (maior que o outro par de caixas) Medidas da Caixa Menor : Altura 23cm, Largura 23cm, Comprimento 36cm. Medidas da Caixa Maior : Altura 23cm, Largura 31cm, Comprimento 43cm.
  • 2 Rolos de papel Alumínio
  • 4 Faces cortadas de papelão
  • 2 tubos de cola
  • Tesoura
  • Fita Durex
  • Barbante
  • 1/4  de papel PVC
  • Panela
  • Régua
  • Jornal
  • Papel fino preto (opcional)

Montagem do Forno:

  1. Pegamos as caixas de papelão e encaixamos uma na outra, cortamos de forma que a de dentro tenha uma diferença de no mínimo 2.5 cm para cada lado da de fora,r fizemos uma medida um pouco maior para caso de erro.
  2. Utilizamos o espaço entre uma caixa e outra para encher de jornal não permitindo a passagem de calor para o lado de fora, formando um calorímetro perfeito (recipiente que não troca calor com meio externo). Colocamos os jornais em folha para ter menos espaço entre uma folha, ou seja, evitar os buracos que ficariam caso o jornal estivesse amassado.
  3. Cortamos os 4 lados e a base de uma caixa do par de caixas de papelão, de forma que elas encaixaram na outra caixa do par. Utilizando cola, forramos os lados cortados com papel alumínio com a parte refletora para fora. Depois disso feito, encaixamos as partes cortadas e forradas com papel alumínio dentro da caixa menor.
  4. Como a nossa caixa maior tinha tampa encaixável, abrimos um buraco de acordo com o tamanho da caixa interior, de forma que a parte cortada ao ser dobrada formasse um tipo de parede refletora, e esticamos um pedaço de PVC nesse buraco a frente da parede refletora, deixando removível a tampa de fora da caixa, sem ter que toda vez que o forno for aberto por um novo pedaço de PVC. Cobrimos a parede refletora também com papel alumínio utilizando cola.
  5. Com os pedaços de papelão extra que tivemos, montamos uma parede refletora maior que tinha encaixe na parede refletora menor já fixada na tampa da caixa. Cobrimos essa parede refletora maior papel alumínio, também utilizando cola.
  6. O barbante foi utilizado para segurar a parede refletora sem ela tombar para trás. Fizemos um buraco bem pequeno na parte da frente da tampa da caixa, e um buraco pequeno na parte de cima da parede refletora, ligamos com barbante esse dois pontos.
  7. Pusemos uma panela com água para ser aquecida dentro do forno e deixamos ele exposto ao sol. Utilizamos papel fino preto para revestir a parte exterior do forno para ficar mais apresentável.

Fotos das Etapas:

Etapa 1-2-3 : http://upamais.com/images/54498441782111971953.jpg

Etapa 4 : http://upamais.com/images/16682276830178920155.jpg

Etapa 5-6-7 : http://upamais.com/images/03996799742674675106.jpg

Ideia Física do Trabalho:

A ideia do trabalho era com que os raios solares batessem na parede refletora com papel alumínio, que obviamente refletiria esses raios para dentro do forno. Como a parte que vai receber os raios solares tem uma folha de PVC esticada, os raios entram, refletem no interior do forno revestido de papel alumínio e aquecem a panela esquentando oque tem dentro dela, sem permitir que esse calor saia por sem um calorímetro perfeito dentro do forno, ou seja, não trocar calor com meio externo.

Licença :

Licença Creative Commons
Roteiro de Replicação Forno Solar de Igor, Gabriel, Marcelo está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://aprendendofisica.net/rede/wp-admin/post.php?post=11207&action=edit.

 

 

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Projetos-Aprendizagem. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Roteiro de Replicação Forno Solar

  1. Por que os raios solares entram mas não saem (formando o tal calorímetro perfeito)? Boa descrição de montagem e uma razoável descrição física do forno. Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.