Roteiro para preparo do Forno Solar

Colégio Pedro II – Campus Centro
Prof.: Sérgio
Alunas: Déborah Patrício, nº:05
Letícia Rezende, nº:22
Rayssa Soares , nº:33
Atualmente utilizamos energia elétrica em praticamente todas as atividades do nosso dia a dia, e não vemos que com simples mudanças pode consumir menos energia elétrica e até economizar. Um exemplo disso é o forno solar, que aquece com energia solar. É muito simples de montar e usar.

Materiais Necessários:
Duas caixas de papelão,de tamanhos diferente
Papel alumínio
Papel filme
Cola
Tesoura
Uma fita
Jornal
Fita adesiva
Pincel
3 tampas de Guaraviton(opcional)
1
Como Montar:
As duas caixas de tamanho diferentes precisam estar da mesma altura, então cortamos um pouco da caixa menor, de maneira que ficasse da mesma altura da maior.Também cortamos a tampa da caixa maior de maneira que a menor encaixasse dentro dela.
Depois das caixas já cortadas, pintamos a maior de tinta preta por dentro e por fora, para uma melhor absorção de calor. A menor pintamos de preto somente por fora, pois na parte de dentro revestimos com papel alumínio.
2
Fizemos pequenos suportes para sustentar a caixa menor de forma que as duas caixas não entrassem em contato. No espaço entre as duas caixas colocamos jornal cortado, que atuou como isolante térmico para a caixa menor não perder calor.
Já com as duas caixas devidamente pintadas ,revestidas e posicionadas uma dentro da outra , utilizamos um pedaço de papelão como uma tampa aberta e o revestimos de papel alumínio(para refletir os raios solares).Para regularmos a posição dessa tampa , utilizamos uma fita , amarrada na tampa e a outra parte na caixa , de maneira que pudéssemos regular a abertura dela.
3

Após colocar o recipiente com água dentro da caixa , cobrimos a parte de cima com papel filme.
Para finalizar nosso trabalho , demos “uma cara de forno”. Pintamos 3 tampas de guaraviton , e colamos em nossa caixa , como se fossem os botões do forno.
5
Terminado a montagem é só colocar o forno ao sol e esperar um tempo. O nosso forno alcançou a temperatura de 70° C .

4

 

 

Licença Creative Commons
Roteiro de Relicação Forno Solar de Rayssa, Leticia e Deborah está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

This entry was posted in 2014, 2104, Física. Bookmark the permalink.

One Response to Roteiro para preparo do Forno Solar

  1. Ótima descrição da montagem mas nada sobre a física de funcionamento do forno :-(

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.