Colégio Pedro II – Unidade Escolar Centro
Trabalho de Física – Profº Sérgio Lima
Turma: 2104 – Nomes: Beatriz Espirito Santo
Flavya Peres
Fernanda Ramos
Karina Karmirian
Nesse projeto, cujo objetivo é determinar experimentalmente o conceito de velocidade média, assim como aprofundar nosso conhecimento, utilizaremos as chamadas Grandezas Escalares, que só tem uma medida. Para isso, partiremos da grandezas determinadas pelo Sistema Internacional de Unidades, utilizando o comprimento como grandeza e o metro como unidade. Já para determinarmos a velocidade média (Vm=∆s/∆t), como convenção, o m/s.
Para a medição, se vamos trabalhar com o metro, o melhor é utilizarmos a trena, e um cronômetro simples para medir o tempo.
Consequentemente, a partir dos instrumentos usados, não poderemos ter uma certeza exata das medidas, pode ser que ocorram erros acidentais, logo aproximaremos ignorando alguns centímetros, a mesma coisa com tempo, sendo ignorados alguns segundos.
Os instrumentos utilizados no decorrer desse projeto, serão:
– a trena, usada para medir a distância que será percorrida
– o cronômetro, usado para marcar o tempo que distância será percorrida
– a fita adesiva colorida, usada para marcar o ponto onde a distância começa/termina
– folha de papel, utilizada para anotar e realizar os cálculos necessários.
Após coletarmos todas as distancias e o tempo percorrido em cada uma, segundo o cálculo da velocidade média (Vm), primeiro diminuir-se-á a posição final da posição inicial (∆S f – ∆So) e o instante inicial do instante final (∆Tf – ∆To).
Será obtido então, a grandezas necessárias para o cálculo da velocidade média (∆S e ∆T), a partir da fórmula já apresentada Vm=∆s/∆t, sendo Vm = m/s.
Assim, efetuamos a divisão, e encontramos a Vm. E por fim, analisaremos os dados e verificaremos a hipótese de que “A velocidade média de uma mesma pessoa tende a diminuir para distâncias maiores”.