Alunas: Beatriz Salazar, Juliana Torres, Nathalia Hermes e Nathália Ribeiro
Turma: 1205
Para calcular a velocidade estimada nesse experimento, serão necessárias as seguintes medidas:
- Ângulo de saída do jato – É o seno do ângulo obtido que iremos usar na fórmula a fim de calcular a velocidade, e além disso o ângulo de saída influencia nos deslocamentos horizontal e vertical.
- Gravidade – A gravidade atua como força sobre o deslocamento vertical do jato.
- Deslocamento horizontal e deslocamento vertical (altura máxima) – A velocidade é um vetor que pode ser decomposto em dois: vertical (v0y) e horizontal (v0x), ambos dependem diretamente do deslocamento sobre o tempo (ΔS/ΔT) percorrido, por isso é necessário calcular as duas formas de deslocamento. No entanto não é necessário calcular o tempo, já que essa grandeza pode ser substituída e seria muito trabalhoso medi-la.
Para determinar ambos os deslocamentos, utilizaremos uma malha quadriculada com medidas. Iremos gravar o lançamento, separar em frames e ver, a partir da malha, a posição final e a altura máxima. Já o ângulo inicial será determinado com o uso do aplicativo de celular Photo Measures, após fotografarmos o lançamento. Por fim, a gravidade não será medida, pois seu valor é conhecido.
Os dados serão usados nas fórmulas apresentadas em sala de aula:
Ahorizontal = V0².2senθ.cosθ/g
hmx = V0².sen²θ/2g
Isolando o V0, substituiremos as outras incógnitas pelos valores descobertos. Então somaremos o resultado de ambas as fórmulas e tiraremos uma média.