Roteiro Projeto Jato d’água

Alunas: Beatriz Salazar, Juliana Torres, Nathalia Hermes e Nathália Ribeiro

Turma: 1205

Para calcular a velocidade estimada nesse experimento, serão necessárias as seguintes medidas:

  • Ângulo de saída do jato – É o seno do ângulo obtido que iremos usar na fórmula a fim de calcular a velocidade, e além disso o ângulo de saída influencia nos deslocamentos horizontal e vertical.
  • Gravidade – A gravidade atua como força sobre o deslocamento vertical do jato.
  • Deslocamento horizontal e deslocamento vertical (altura máxima) – A velocidade é um vetor que pode ser decomposto em dois: vertical (v0y) e horizontal (v0x), ambos dependem diretamente do deslocamento sobre o tempo (ΔS/ΔT) percorrido, por isso é necessário calcular as duas formas de deslocamento. No entanto não é necessário calcular o tempo, já que essa grandeza pode ser substituída e seria muito trabalhoso medi-la.

Sem título

Para determinar ambos os deslocamentos, utilizaremos uma malha quadriculada com medidas. Iremos gravar o lançamento, separar em frames e ver, a partir da malha, a posição final e a altura máxima. Já o ângulo inicial será determinado com o uso do aplicativo de celular Photo Measures, após fotografarmos o lançamento. Por fim, a gravidade não será medida, pois seu valor é conhecido.

Sem título.png1

Os dados serão usados nas fórmulas apresentadas em sala de aula:

Ahorizontal = V0².2senθ.cosθ/g

hmx = V0².sen²θ/2g

Isolando o V0, substituiremos as outras incógnitas pelos valores descobertos. Então somaremos o resultado de ambas as fórmulas e tiraremos uma média.

This entry was posted in Física. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.