Colégio Pedro II – Unidade Escolar Centro
Física – Prof. Sérgio – 1º Ano – Tarde
Grupo: Bernardo Marchi, Fabio Ribeiro, Júlia Borges e Maria Clara
Turma 2102
Roteiro – Projeto: Calculando a velocidade média
Para a realização deste projeto vamos utilizar duas das grandezas escalares determinadas pelo Sistema Internacional de Unidades, que são as mais convenientes neste caso. Sendo elas, o comprimento como grandeza e o metro como unidade, e o tempo como grandeza e o segundo como unidade. Sendo assim, para realizar o cálculo da velocidade média – objetivo do projeto, usaremos a fórmula Vm=∆s/∆t e o resultado em m/s.
A fim de medir essas grandezas no nosso projeto, usaremos uma trena, que nos ajudará a saber os metros percorridos, e um cronômetro (de celular), onde poderemos marcar o tempo em segundos que a pessoa levou para percorrer tal distância. Após as duas grandezas determinadas, usaremos a fórmula e calcularemos a velocidade média desta ação.
Considerando os instrumentos que utilizaremos (descritos abaixo) e o tempo que uma pessoa leva para ligar ou desligar o cronômetro, assim como irregularidades no solo, podem ocorrer pequenos erros no cálculo, como uma incerteza nas medidas de tempo e distância. Para estimar essas incertezas, podemos considerar 0,5s a cada um minuto a mais ou menos no tempo (para a pessoa ligar ou desligar o cronômetro) e 0,5cm a cada metro na distância por falha humana ou irregularidade no solo.
Os instrumentos necessários às medidas serão:
– Um cronômetro de celular.
– Uma trena.
– Uma folha para realizar as anotações e fazer os cálculos.
– Fita adesiva colorida para marcar o ponto inicial (∆so e ∆t0) e o ponto final (∆sf e ∆tf).
– Barbante, para que se possa comparar as distâncias fisicamente.
Realizada a experiência, teremos em mãos dados importantes para a realização dos cálculos finais: das velocidades médias. Tendo a variação de distância e de tempo coletadas na experiência, calcularemos a velocidade média a partir da fórmula Vm=∆s/∆t.