Componentes : Breno Pusceddu Turma: 2102 Professor : Sérgio
Ivo Figueiredo
Paulo Renato
Tayná Teodoro
Para a determinação da velocidade, são necessárias duas grandezas físicas, o tempo (em segundos) e o comprimento, que é a variação de posição (em metros). Teremos que medir as três distâncias diferentes e o tempo que se leva para percorrê-las .
Materiais necessários :
Para se descobrir as tais grandezas físicas, serão necessários alguns instrumentos . Usaremos :
Um cronômetro (para a marcação do tempo)
Uma fita métrica (para a medição do deslocamento total – a distância)
Marcadores (para marcação da posição inicial (∆So) e da posição final (∆Sf)
Um bloco de anotações (para a citação das informações coletadas)
Incertezas das medidas :
Sabemos que ao medir as grandezas físicas tratadas, podem acontecer alguns erros e incertezas .
Por exemplo, na medição da distância, pode dar um número com várias casas decimais distintas ou dízima periódica e nesses casos, o melhor jeito de estimá-las é por aproximação, considerando as casas decimais significativas ou arredondando o número inteiro.
Quando se trata da medição do tempo, o que ocorre é que o cronômetro não é iniciado e nem parado sempre no momento exato, então deve-se dar uma estimativa de mais ou menos, 1 segundo além do que já se tem. É importante para a medição da distância e do tempo, a utilização da unidade de medida adequada. Ao menos, que se especifique a unidade de medida, deve ser usada as do SI (Sistema Internacional de medida), que se tratando do tempo, são os segundos e se tratando da distância, usa-se os metros .
Cálculo matemático para a velocidade média :
Para descobrirmos através dos dados coletados a velocidade média, faz-se primeiro uma subtração da posição final com a posição inicial ( ∆Sf – ∆So ) e ao termos ∆S , que é a distância total a dividimos pela variação de tempo (∆Tf – ∆To ) .
Basicamente a fórmula é : Vm = ∆S/ ∆T→ Vm = m/s