TRABALHO DE FÍSICA- REPLICAÇÃO DO FORNO SOLAR

Rio de Janeiro, 24 de Outubro de 2012

Colégio Pedro II – Campus Centro

Turma 2102 – 1º ano do Ensino Médio

Alunos:

-Lucas Berti nº 19
-Alice Yukiko nº 01
-Matheus Mota nº 22
-Renan Gonzales nº 30

 

PROJETO DE APRENDIZAGEM 2 – FORNO SOLAR

 

-Matérias utilizados para montagem do forno:
Duas caixas de papelão de diferentes dimensões, sendo uma maior e outra menor, jornal, papel alumínio, tinta de artesanato preta, cola branca, papel filme, durex e palito de churrasco.

-Processo de montagem do forno:
Cortamos a parte de cima de ambas as caixas de papelão, sendo que na maior não cortamos o espaço onde o jornal se localizava, para esse vão ficar tapado. Após terminar os cortes, começamos a pintar a caixa maior com a tinta preta, apesar de que a tinta é utilizada por pura estética. Depois colamos o papel alumínio na parte de dentro da caixa menor. Montamos uma caixa dentro da outra, verificando as dimensões e colocando o jornal no espaço entre as duas caixas. Medimos um novo pedaço de papelão para fazermos a tampa, com os mesmos tamanhos do fundo da caixa, porém cortando-a e deixando um espaço de abertura na caixa onde colocamos o papel filme. Por último fizemos a parte dos refletores, que cortamos três pedaços papelão com alumínio e botamos em volta da tampa.

-Processo de funcionamento físico do forno:
Primeiramente o espaço entre as duas caixas, serve para que o ar existente entre elas sirva de isolante térmico, e impeça que as caixas troquem calor por condução. O jornal é um mal condutor, e é colocado entre as caixas também como isolante térmico, apesar de não ser obrigatório para o funcionamento do forno, ajuda. A tampa é utilizada para evitar a perda de calor, e o espaço aberto preenchido por papel filme serve para que os raios entrem no forno. Na parte de fora, os refletores posicionados num ângulo indefinido, um pouco maior que noventa graus, servem para que os raios batam nele por reflexão e alguns raios vão para a tampa e refratam ao entrar no forno. Após os raios terem entrado no forno, eles ficam refletindo dentro no forno no papel alumínio localizado lá, aquecendo assim a substância presente.Nós utilizamos uma panela de ferro para esquentar a água, devido o fato que o ferro é um bom condutor, diferente do plástico por exemplo.
Obs: A utilização de três refletores não é necessário, pois pode acabar impedindo a entrada de alguns raios solares. O melhor método para melhor eficiência do forno, é colocar um refletor maior na parte maior da tampa, seja frente ou trás e um menor na parte lateral, seja esquerda ou direita da mesma.

-Gráfico do aumento da temperatura em relação ao tempo da exposição solar do forno:

Temperatura inicial=14 ºC                    Temperatura final=49 ºC

Conclusão do Forno Solar:


Segue a Licença:

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Esta entrada foi publicada em 2012, 2102, CP2, Projetos-Aprendizagem. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.