Trabalho Individual de Física

 

Aluno: Luiz Eduardo Albuquerque           Nº 25                    T:108

Um corpo próximo a superfície da Terra é atraído por ela: A terra exerce nele a força Peso (P). Pelo princípio da “ação e reação” (Terceira lei de Newton), o corpo também exerce na Terra uma força, da mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário: (-P). A terra atrai o corpo com a força P e o corpo atrai a Terra com a força -P.

Vale lembrar que as forças de ação e reação não estão aplicadas no mesmo corpo! A reação do peso de um corpo está aplicada no centro da Terra. Desse modo, o professor de física é atraído pela Terra e também atrai a Terra pelo príncipo da ação e reação. No entanto, como sua massa é consideravelmente menor que a da Terra, é considerável o seu deslocamento e desprezível o da Terra

Mas então por que as forças P e -P não se equilibram?

Não se equilibram porque estão aplicadas em corpos diferentes: Uma no corpo do professor e outra na Terra.

Homem negro de bigode

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Your post must include a link to this post.

How does this work?
Write a response on your own website and include a link to this post. Then submit your response’s URL here. Your response may appear here after moderation. To update or remove it, edit or delete your original post and submit the same URL again. Learn more about Webmentions.