Como Estudar Física, Resumos e etc

Introdução

Alguns alunos (pra ser sincero, não mais que uns 10 alunos) me pediram, mais de uma vez, para fazer um resumo de todas as fórmulas de física que estudamos e onde elas são utilizadas nos problemas de física.

Eu gostaria de dizer que, se eu sempre fizer isso, estarei cometendo um desserviço para a formação intelectual de vocês.

Por que? Porque a aprendizagem tem uma componente individual e interna que somente os alunos podem realizar. Se você, que está estudando para aprender (não para tirar nota, tudo o que disser daqui pra frente não se aplica se a sua única motivação é o câncer da nota!) quer aprender verdadeiramente, você precisa ter uma atitude ativa em relação ao seu objeto de estudo.

Se você tenta fazer o seu resumo das equações (e compartilha e divide-o com outros aprendentes) você estará estudando com efetividade e, mais importante de tudo, aprendendo verdadeiramente a matéria!

Mas, enquanto isto…

Mas enquanto você não descobre seu próprio estilo de aprendizagem, vou deixar algumas dicas e fazer, só desta vez, um resumo analítico de parte do que já estudamos até agora!

Como Estudar Física?

Felizmente não existe uma solução única que se aplique a todos os alunos, mas, neste texto (clique para ir para o texto), você terá uma compilação de dicas colhidas entre professores de física para lhe ajudar na descoberta daquelas que melhor se ajustam ao seu estilo de aprendizagem!

Como Resolver Problemas Física?

Existem várias abordagens para esta questão e, possivelmente, você já tem a sua estratégia (e eu gostaria muito de conhecê-la, use os comentários para socializá-la conosco). Para aqueles que ainda não sabem como abordar um problema de física eu compilei alguns passos que podem ajudar (clique para ir para o texto).

Ufa… os resumos da matéria

Se você chegou até aqui, muito bem, então vamos aos resumos:

Fechando o Círculo

Aprender, no nosso atual contexto informacional, tem uma componente individual (sentar e estudar, organizar seus resumos, organizar suas dúvidas, pesquisar, etc) e tem uma componente coletiva/colaborativa (compartilhar suas dúvidas, suas descobertas, suas pesquisas, etc.). Nossa rede social, pretende desenvolver esta segunda componente! Explorem-na. Carpe Diem!

Espero que vocês descubram seus próprios estilos de aprendizagem e tenham sucesso com a Física e na Vida.

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos
Esta entrada foi publicada em 2011, 2102, 2104, 2106, 2108, Recursos Educacionais e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.