Fase teórica – Parte I – “Saltos e corrida”

Colégio Pedro Segundo- Campus Centro
Beatriz Bravo – 05
Filipe de Abreu – 11
Manuela Araújo – 23
Rodrigo Reis – 29
Turma:1207 2013
Professor: Sérgio Lima.

Para realizar o trabalho serão utilizados:

Fita métrica, balança, trena, câmera, cronômetro, giz.

O experimento do salto ocorrerá em três momentos: aluno com 2 braços abaixados, aluno com 1 braço levantado e outro abaixado, e aluno com 2 braços levantados. Desse modo, calcularemos o centro de massa referente à cada situação e associaremos à respectiva posição do braço e à altura do salto, levando em consideração que o centro de massa do corpo humano inicialmente é o umbigo mas muda dependendo de como está distribuído a massa do corpo(braço levantado ou não). Para encontrarmos a altura máxima do centro de massa somaremos o centro de massa inicial (umbigo) com a altura do salto.

Cálculo da Energia Cinética (mv²/2).

Para calcularmos a energia cinética será necessário sabermos a massa, em kg, do aluno que participará da atividade de corrida. Este, será pesado através de uma balança. Também vamos precisar medir o tempo que o aluno irá percorrer(Δt) uma certa distância(Δs) determinada pelo grupo, para calcularmos a velocidade(v) da corrida. O tempo será medido em segundos por um cronômetro e a distância será analisada por uma fita métrica ou uma trena.

Cálculo da Energia potencial(Ep=mgh)
Para calcularmos a energia potencial, o salto (h) será registrado por uma câmera de celular, em forma de video e/ou fotografia e será medido através de marcações de giz na parede para marcar a altura do pulo do aluno. Desse modo será medido a altura máxima alcançada no salto. Será necessário também a massa(m) do aluno e a gravidade (g) da Terra de 9,8m/s² para calcular.

Nesse experimento foi utilizado o mesmo indíviduo para a corrida e o salto, mesmo não se fazendo necessário, mas para facilitar no momento da comparação das duas energias.

Bibliografia

http://www.mundoeducacao.com/fisica/centro-massa.htm

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.

Esta entrada foi publicada em 1207, 2-ano, 2013, CP2. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)