Fase Teórica I – Trabalho de Física “Saltos e Corridas”

Colégio Pedro II – Campus Centro
Prof. Sérgio
Turma: 1205
Grupo:
Juliana Nascimento (15)
Luiz Arthur  (21)
Manuela Samary (22)

Fase Teórica I Para executar o experimento, qual analisaremos a energia cinética, energia potencial gravitacional, conceito de centro de massa conservação de energia em simples atividades ligadas ao cotidiano das pessoas, será necessário medir a massa corporal do aluno que participará do trabalho na parte prática realizando a corrida e o salto, e também, o tempo que o mesmo percorre a distância estipulada pelo grupo para determinar a velocidade média, a altura do aluno, e a altura do salto que o aluno realizou. Utilizaremos uma balança mecânica para medir a massa do aluno. Tanto sua altura como a altura de seu salto será medida com uma trena. O tempo será medido com um cronômetro.

O centro de massa é alterado com a mudança de posição do corpo, portanto, em um salto, este é alterado no momento em que o aluno agacha para dar impulso, sendo alterado levemente. No caso da coluna ser levemente inclinada para frente e os joelhos serem dobrados, o centro de massa desloca-se  para frente, provocando uma sobrecarga maior na região lombar e dos glúteos. O equilíbrio permanece estável caso o centro de massa permaneça na direção da base, isto é, os pés. Com a realização de uma força no chão, recebe-se uma força externa em resposta, confere a 3ª lei de Newton, que afirma toda ação ter uma reação. Provocando esta força externa, ocorre uma variação positiva na quantidade de movimento que resulta em um salto e no ganho de energia com a realização de trabalho. Como a inclinação é próxima de 90º com o chão, a energia adquirida é relativamente pouca. Sendo assim, com o retorno da posição anterior após a saída do aluno do chão, o centro de massa volta para a posição anterior.

Para medir a energia cinética, utilizaremos a velocidade média, calculada através razão da distância percorrida na corrida para o tempo em que o aluno levou para percorrer esta distância, a massa do aluno informada pela balança e aplicaremos estes valores na fórmula (m.v2)/2
Para medir a energia potencial gravitacional, utilizaremos também a velocidade média,a altura do salto do aluno medida com uma trena e o valor aproximado da força de gravidade, a saber, 9.8 m/s2.

Os valores das energias cinética e potencial devem são parecidos, visto que o ganho de energia com o salto seja pequeno e não ocorra perda de energia durante o processo.

Relacionamos os conceitos de forma a entender como se relacionam em práticas como corridas ou saltos.

Referências:

http://www.if.ufrj.br/~micha/projetos/fisica_esporte.html

http://www.nutricaoexercicio.com/2012/04/agachamento-mitos-e-verdades-sobre-esse.html

http://www.efdeportes.com/efd140/analise-cinematica-da-corrida-de-100-metros.htm

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil.
This entry was posted in 1205, 2-ano, 2013, Atividade-Alunos, CP2, Experimentos, Física, Projetos, Relatório and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.