Lista de Exercícios sobre Eletroscópios

Olá pessoal,

A segunda lista de exercícios está disponível aqui (clique para baixá-la) O gabarito da mesma será publicado em 13/05/2017. Sintam-se a vontade para publicarem suas soluções nos comentários desta entrada! Pensem em aprendizagens colaborativas :-)

GABARITO
1) A
2) D
3) B
4) D
5) C
6) B

1° Atividade de Avaliação Formativa (frente de eletricidade)

Como já adiantado, a 1° atividade de avalição será a construção de um elestroscópio simples e que o mesmo funcione, na escola, com uma das seguintes atividades:

  • Detectar se um corpo está eletrizado ou não!
  • Identificar o tipo de carga do corpo eletrizado!

Caso o elestroscópio (construído pelo grupo) realize uma das tarefas acima os seus integrantes (entre 2 e 4 alunos) serão certificados com 0,5 pontos! Caso contrário a certificado dos mesmos será 0,0 pontos! Portanto, testem antes! Façam ciência!

Datas para que os elestroscópios estejam prontos e testados na Escola:

  • 1307 e 1301 -> 23/05/2017
  • 1303 e 1305 -> 20/05/2017

Não é um trabalho de artes e sim de ciências! Será avaliado se o aparato funciona e não a sua beleza!

Bônus: Aqui (clique para abrir/baixar) um material ensinando a construir um elestrópio de baixo custo e com sugestões de atividades com o mesmo!

Como de praxe, dúvidas, mimimis e sugestões: usem os comentários abaixo :-)

  1. Foto de perfil de Prof. Sérgio Lima
    Prof. Sérgio Lima says:

    Olá Wiliam
    Sempre é bom especificar melhor o que você não entendeu!
    Na questão 5) ocorre a polarização do eletroscópio! As cargas de sinal contrários se concentram próximo do indutor (na esfera) e a de mesmo sinal o mais longe do indutor (nas folhas). Como ambas as folhas tem mesma carga elas se repelem (ficam separadas).

    Na questão 6) Neste caso, ao tocar a esfera ela se eletriza por contato e a carta positiva se espalha por todo a parte condutora do elestroscópio. Ficando a esfera e as folhas positivas!

    Capiche?

    • Foto de perfil de Prof. Sérgio Lima
      Prof. Sérgio Lima says:

      Opa Iago,

      Uma resposta mais completa (ou com uma compreensão mais completa) será dada quando estudarmos o Campo Elétrico! Faremos isso ao final da parte de eletrodinâmica!

      Mas basicamente, uma caixa metálica (formalmente, condutora) bloqueia todos os efeitos elétricos no seu interior! No item III a “Gaiola de Faraday” está completa, bloqueando completamente todos os efeitos elétricos no seu interior! Mas no item II não. Está aberta em cima.

      Podemos usar nosso celular dentro de um carro, mas teremos dificuldade dentro de um elevador (fechado)! A ideia é a mesma!

      Para mais detalhes (num texto acessível) veja: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gaiola_de_Faraday

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>