Projeto CLASSE

Que o futuro será livre e colaborativo eu já sabia! Que o software livre e/ou de código aberto (FLOSS) cresce em todos os setores da sociedade, também é público e notório.

Mas qual a contribuição dos educadores para o uso mais intensivo de softwares livres em educação?

A quase totalidade de nós, educadores, não sabemos programar (quando eu crescer eu vou aprender a programar!). Então podemos escrever documentação, traduzir softwares e, sobretudo, classificar os softwares livres e/ou de código aberto educativos!

Uma destas ótimas iniciativas de classificação dos software livres educativas é o Projeto CLASSE:

“O Projeto CLASSE está trabalhando na classificação de software educacional livre segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil) e outros aspectos técnico-pedagógicos relevantes.

Este é um site colaborativo, a exemplo da Wikipedia. Veja em Ajuda como editar e adicionar novas informações às páginas e assim colaborar na construção do conhecimento.

O projeto está sob a responsabilidade do centro GeNESS, sendo fomentado pelo Fundo Regional para a Inovação Digital nas Américas E Caribe (FRIDA). “

Assim, se você é educador e conhece algum software livre educativo ou se usa um, que tal dar a sua contribuição, classificando-o e publicando lá no CLASSE?

Uma coisa legal no projeto, é que eles geram um LiveCD com os softwares educativos classificados! Ainda está numa fase beta e é baseado no Kurumin… você pode saber mais sobre este LiveCD neste apontador.

Já acrescentei a minha lista de tarefas, contribuir com alguns softwares de física

Do Edgy Eft

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Projetos, Referências. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.