Que o futuro será livre e colaborativo eu já sabia! Que o software livre e/ou de código aberto (FLOSS) cresce em todos os setores da sociedade, também é público e notório.
Mas qual a contribuição dos educadores para o uso mais intensivo de softwares livres em educação?
A quase totalidade de nós, educadores, não sabemos programar (quando eu crescer eu vou aprender a programar!). Então podemos escrever documentação, traduzir softwares e, sobretudo, classificar os softwares livres e/ou de código aberto educativos!
Uma destas ótimas iniciativas de classificação dos software livres educativas é o Projeto CLASSE:
“O Projeto CLASSE está trabalhando na classificação de software educacional livre segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil) e outros aspectos técnico-pedagógicos relevantes.
Este é um site colaborativo, a exemplo da Wikipedia. Veja em Ajuda como editar e adicionar novas informações às páginas e assim colaborar na construção do conhecimento.
O projeto está sob a responsabilidade do centro GeNESS, sendo fomentado pelo Fundo Regional para a Inovação Digital nas Américas E Caribe (FRIDA). “
Assim, se você é educador e conhece algum software livre educativo ou se usa um, que tal dar a sua contribuição, classificando-o e publicando lá no CLASSE?
Uma coisa legal no projeto, é que eles geram um LiveCD com os softwares educativos classificados! Ainda está numa fase beta e é baseado no Kurumin… você pode saber mais sobre este LiveCD neste apontador.
Já acrescentei a minha lista de tarefas, contribuir com alguns softwares de física
Do Edgy Eft