Projeto de aprendizagem #1 – Velocidade Média 2011

COLÉGIO PEDRO II – U. E. CENTRO

Trabalho de FÍSICA – 1ª Certificação

Alunos: Anna Peruzzi, Aurea Ferreira, Lucas Lemos e Olívia

Série: 1º ano do E.M.

Turma: 2106

Professor: Sérgio Lima

 

  • Introdução: O objetivo do trabalho em grupo é primeiramente, determinar velocidades médias de corrida de uma pessoa para distâncias diferentes, aplicando um pouco do método científico. Junto com isso, investigaremos a seguinte hipótese: “A velocidade média de uma mesma pessoa tende a diminuir para distâncias maiores”

 

ROTEIRO:

1- Quais grandezas físicas são importantes para a determinação das velocidades?

Para determinar as velocidades é importante saber a distância percorrida pelo(a) aluno(a) do grupo, e o tempo que ele(a) levou para percorrê-la. A distância é igual à ∆S (Sf-S0) e o intervalo de tempo é igual a ∆T (Tf-T0). Como as 2 unidades estão no S.I. cada uma é metro(s) e segundo(s) respectivamente.

 

2- Quais os procedimentos que serão utilizados para a medição dessas grandezas?

Para medirmos as distâncias, utilizaremos primeiro uma trena, e depois, com uma fita adesiva, marcaremos no chão a linha que o aluno do grupo deverá percorrer. Para marcarmos o tempo que o aluno levará para percorrer as distâncias, utilizaremos um cronômetro de celular.

 

3- Quais as incertezas das medidas? Como estimá-las?

A medida do tempo possui incertezas pois, apesar do cronômetro marcar inclusive os milésimos de segundos, existe sempre a margem de erro entre o momento em que a atividade começa e termina, e o momento em que ativamos e desativamos o cronômetro… Então, para tornar mais fáceis os cálculos, arredondaremos sempre o tempo da seguinte forma: 9,374 seg => 9,4 ; 14,562 seg => 14,6 ; etc.

 

4- Que instrumentos serão necessários para as medidas?

Utilizaremos para o experimento 1 trena, 1 fita adesiva e 1 cronômetro de celular.

 

5- Como os dados coletados serão tratados matematicamente?

Bom, o grupo recolherá os resultados do experimento, e os usará no cálculo aprendido em sala de aula para determinar velocidades médias, que é: Vm = ∆s/∆t . Será feito assim: Anotaremos em uma folha de papel todos os resultados de cada etapa do experimento. Depois, para cada etapa, faremos o cálculo de distância (∆S = Sf – S0) percorrida dividida por tempo (∆t = Tf – T0) gasto, obtendo a velocidade média (Vm) de cada uma. Ao obter os dados do experimento, o grupo irá aplicar o cálculo Vm = ΔS – incerteza / Δt – incerteza m/s ensinado pelo professor Sérgio na sala de aula, aproximando a velocidade média.

Esta entrada foi publicada em 2011, Atividade-Alunos, CP2, Experimentos, Física, Projetos-Aprendizagem. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)