Projeto de aprendizagem #1 – Velocidade Média 2011

COLÉGIO PEDRO II – U. E. CENTRO

Trabalho de FÍSICA – 1ª Certificação

Alunos: Anna Peruzzi, Aurea Ferreira, Lucas Lemos e Olívia

Série: 1º ano do E.M.

Turma: 2106

Professor: Sérgio Lima

 

  • Introdução: O objetivo do trabalho em grupo é primeiramente, determinar velocidades médias de corrida de uma pessoa para distâncias diferentes, aplicando um pouco do método científico. Junto com isso, investigaremos a seguinte hipótese: “A velocidade média de uma mesma pessoa tende a diminuir para distâncias maiores”

 

ROTEIRO:

1- Quais grandezas físicas são importantes para a determinação das velocidades?

Para determinar as velocidades é importante saber a distância percorrida pelo(a) aluno(a) do grupo, e o tempo que ele(a) levou para percorrê-la. A distância é igual à ∆S (Sf-S0) e o intervalo de tempo é igual a ∆T (Tf-T0). Como as 2 unidades estão no S.I. cada uma é metro(s) e segundo(s) respectivamente.

 

2- Quais os procedimentos que serão utilizados para a medição dessas grandezas?

Para medirmos as distâncias, utilizaremos primeiro uma trena, e depois, com uma fita adesiva, marcaremos no chão a linha que o aluno do grupo deverá percorrer. Para marcarmos o tempo que o aluno levará para percorrer as distâncias, utilizaremos um cronômetro de celular.

 

3- Quais as incertezas das medidas? Como estimá-las?

A medida do tempo possui incertezas pois, apesar do cronômetro marcar inclusive os milésimos de segundos, existe sempre a margem de erro entre o momento em que a atividade começa e termina, e o momento em que ativamos e desativamos o cronômetro… Então, para tornar mais fáceis os cálculos, arredondaremos sempre o tempo da seguinte forma: 9,374 seg => 9,4 ; 14,562 seg => 14,6 ; etc.

 

4- Que instrumentos serão necessários para as medidas?

Utilizaremos para o experimento 1 trena, 1 fita adesiva e 1 cronômetro de celular.

 

5- Como os dados coletados serão tratados matematicamente?

Bom, o grupo recolherá os resultados do experimento, e os usará no cálculo aprendido em sala de aula para determinar velocidades médias, que é: Vm = ∆s/∆t . Será feito assim: Anotaremos em uma folha de papel todos os resultados de cada etapa do experimento. Depois, para cada etapa, faremos o cálculo de distância (∆S = Sf – S0) percorrida dividida por tempo (∆t = Tf – T0) gasto, obtendo a velocidade média (Vm) de cada uma. Ao obter os dados do experimento, o grupo irá aplicar o cálculo Vm = ΔS – incerteza / Δt – incerteza m/s ensinado pelo professor Sérgio na sala de aula, aproximando a velocidade média.

This entry was posted in 2011, Atividade-Alunos, CP2, Experimentos, Física, Projetos-Aprendizagem. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.