Projeto de Aprendizagem do 2º Ano e etc

Introdução

Como comentado com vocês segue uma lista de exercícios de referência para estudar para a prova de física (clique no link para baixá-la).

Projeto de Aprendizagem Bebedouro

Introdução

[Atenção]
As datas do projeto podem sofrer pequenas alterações em função do calendário oficial de provas. Isto é, assim que o calendário oficial sair, as datas irão se ajustar ao mesmo. O experimento e o roteiro do experimento deverão ocorrer antes das provas. A publicação dos resultados do experimento podem ficar para a semana posterior as provas.
[/Atenção]

Jato dágua

Jato dágua


Como atividade de aprendizagem de física vamos aplicar um pouco do que aprendemos (ou estamos aprendendo) sobre CINEMÁTICA para estimarmos a velocidade de lançamento de moléculas de água num jato oblíquo.

Objetivos

Entre os objetivos gerais deste projeto de aprendizagem temos:

Gerais

  • Aprender como se aprende Física;
  • Trabalhar colaborativamente e em grupos;
  • Gerenciar informações e transformá-las em conhecimento;
  • Usar as TIC* como ferramentas de aprendizagem;
  • Aprender em Redes Colaborativas de Aprendizagem.
  • Conectar-se a outras pessoas ou base de dados para aprender

* TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação/Colaboração

Específicos

Entre os objetivos específicos deste projeto podemos citar:

  • Estimar, experimentalmente, velocidades de lançamentos oblíquos;
  • Avaliar, com base na teoria, o que precisa ser mensurado para a determinação de uma dada grandeza física;
  • Planejar uma medição física;
  • Refletir criticamente sobre resultados experimentais, com base na teoria estudada (ou que se está aprendendo!).

A Atividade

O grupo (entre 2 e 4 alunos) deve estimar qual o módulo da velocidade de saída de um jato de água (pode ser de um bebedouro do colégio ou de uma mangueira de jardim (neste caso o experimento deve ser documentado em fotos ou vídeo)). Para isso devem discutir, entre si, que grandezas devem ser medidas, como essas grandezas serão mensuradas (metodologia e instrumentos) e implementar a medida para realizar a estimativa.

A discussão pode ser feita entre os integrantes do grupo (presencialmente) e/ou entre os vários grupos (usando os comentários desse texto ou nosso fórum). Pode-se discutir as propostas de execução do projeto com o professor, no horário do apoio ou nos últimos 15 minutos da aula de física.

Os grupos devem publicar (no blogue) um breve roteiro sobre como vão estimar o módulo da velocidade de saída do jato de água. Esse breve roteiro deve, obrigatoriamente, conter:

  • Quais grandezas físicas são importantes para a estimativa da velocidade de lançamento (justificando teoricamente!);
  • Quais os procedimentos que serão utilizados para a medição dessas grandezas, justificando-os;
  • Que instrumentos serão necessários para as medições;
  • Como os dados coletados serão tratados matematicamente (modelo físico utilizado);

Para simplificar as coisas, não faremos a propagação de erros das medidas! Assim, o que teremos é apenas uma estimativa rudimentar desse valor!

É incentivado que os grupos interajam entre si, discutindo as suas propostas (via comentários neste texto ou usando o fórum), criticando-as, mas cada grupo deve elaborar o seu roteiro para publicá-lo aqui no blogue!

Cronograma

  • Até 02 de maio de 2015 d.C, publicar no blogue (aqui) (com o cabeçalho padrão) o roteiro do experimento. (caso não façam essa etapa neste prazo a atividade não será avaliada!)
  • No dia 07 de maio de 2015 d.C, realizar no colégio o experimento para medição dos dados necessários apontados no roteiro! .
  • Até 14 de maio de 2015 d.C, publicar no blogue (aqui) (com o cabeçalho padrão) a estimativa encontrada, com os dados experimentais e uma sucinta discussão de como o resultado foi obtido. Esta publicação deve conter o relato (com fotos) do experimento, com destaque para os procedimentos utilizados!

[Atualização]
Se o grupo fizer algum registro fotográfico do experimento, fineza enviar duas (02) fotos do experimento para apfisica2 arroba gmail com (essas fotos serão utilizadas para a produção de um filme público com todas as fotos desse projeto). Portanto, no campo assunto, identifique a turma, ano de realização do projeto. E, esteja ciente que, ao enviar as fotos você(s) autoriza(m) que as mesmas sejam utilizadas neste filme! Obviamente que este envio é facultativo!
[/Atualização]

Notas

Este projeto terá nota máxima de 3.0 pontos. Até 1,5 pontos para a originalidade e correção física do roteiro e até 1,5 pontos para o resultado final (publicado no blogue dentro do prazo! O processo (aprendizagem) é mais importante que o produto (nota)!

Dúvidas, sugestões e reclamações (nesta ordem) usem os comentários abaixo!

Prof. Sérgio Lima

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II , entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos
Esta entrada foi publicada em 1201, 1203, 1205, 1207, 2-ano, Projetos-Aprendizagem e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para Projeto de Aprendizagem do 2º Ano e etc

  1. Rayane disse:

    prof, dessa vez nao vai ter lista de exercicios do livro nao?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.