Relatório do experimento de força de atrito

Colégio Pedro II- Unidade Escolar: Centro

Integrantes: Alessandra Alves          n°:1                        Turma: 1201

Ana Sarah Berilo          n°:2

Lucas Oliveira               n°:23

Pedro Malaquias          n°:27

IMG-20150814-WA0022[1]

O experimento analisado aqui foi feito no laboratório de Física do colégio e consiste na observação de dois movimentos. O primeiro é um bloco( denominado bloco A) em queda acelerada, arrastando com ele outro bloco( denominado bloco B), pela mesa, através de um fio passando por uma roldana. O segundo movimento começa quando o bloco A chega ao chão, parando de puxar o bloco B. Porém o bloco B continua avançando de forma retardada até parar. Isso ocorre por que a força de atrito da mesa vai anulando a força recebida pela queda do bloco A, depois que este chega ao solo.

Para analisar melhor esse fenômeno foi utilizado dois sensores, e para realizar as medidas foi usado um cronômetro, uma régua e as massas dos blocos já haviam sido medidos com uma balança. O primeiro sensor se localizava na posição inicial do bloco B e enviava um sinal para o cronômetro começar a contar quando o bloco b deixasse seu local de origem. O outro sensor ficava a uma distância do primeiro sensor. Essa distancia h é a mesma distância de queda do bloco A. Dessa forma, o segundo sensor estava na posição que o bloco B estaria quando o bloco A chegasse ao solo e enviaria um sinal para o cronômetro parar a contagem do tempo(t) do primeiro movimento. Usamos a régua para medir e para medir a distância (x) que o bloco B percorreu depois de passar pelo segundo sensor.

Os valores mensurados foram:

h =(45,5 ± 0,1)cm

x=( 46,0 ±0,1) cm 

t=(0,408 ±0,001)s

mA=( 85 ± 1)g

mB=(105 ± 1)g

A unica constante conhecida necessária será a aceleração da gravidade(g) que é 9,8 m/s²

será a tração nas duas extremidades dos fios. Ela será cortada logo no início dos cálculos.

Teremos ainda (at1)-aceleração teórica do primeiro movimento,(ae1)-aceleração experimental do primeiro movimento,(at2)- aceleração teórica do segundo movimento e (ae2)- aceleração experimental do segundo movimento.

Aplicando as leis de Newton para o primeiro movimento obtemos:

fisica 1 Física 2 fisica 3 Física 4

Podemos reparar que a equação que nos fornece o cálculo de ae2 nos concede o resultado em módulo.O valor será negativo no caso pois o segundo movimento é retardado.

Por fim podemos analisar o resultado. Vemos que os valores(em módulo) encontrados para a aceleração teórica dos dois movimentos são muito parecidos e os valores encontrados para as acelerações experimentais também são muito parecidas entre sí. O grupo acredita que isso ocorre por causa da semelhança entre os valores de x, pois para frear um objeto acelerado de forma que ele pare após uma distância igual a que ele percorrera do momento que começou a frear, é necessário a mesma aceleração anterior à freada, mas com sinal negativo. Percebemos também que a aceleração teórica e experimental deu bem diferente uma da outra.

 

 

 

This entry was posted in Física. Bookmark the permalink.

One Response to Relatório do experimento de força de atrito

  1. Muito bom. O único detalhe é que a incerteza deve ser representada com apenas 1 algarismo signficativo (como fizeram para o mi)! E as medidas devem ir até a casa decimal da incerteza. No mais um ótimo relatório!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.