Roteiro de Replicação do Projetor de Celular

Colégio Pedro II – Campus Centro
1º Ano do Ensino Médio 2014
Física – Prof: Sérgio
Nomes:
Marco Antonio Nº23 Turma:2106
Pedro Lidio Nº29
Yago de Souza Nº33

~Este experimento foi baseado no experimento realizado pelo canal do youtube Manual do Mundo~

Para a Montagem do projetor para celular, nós utilizamos:

  • 2 caixas de sapato de mesmo tamanho
  • 1 lupa de diametro semelhante a uma palma de mão
  • tinta preta
  • fita isolante
  • estilete
  • cola de isopor
  • isopor
  • palitos de dente

Para começar, é preciso posicionar a lupa na lateral da caixa e fazer uma marcação para poder cortar a caixa.
Utilize o estilete para facilitar o corte.
Após cortar a caixa na marcação, coloque a lupa no buraco feito e fixe-a com fita isolante.
O outro lado da caixa deverá ser aberto para uni-lo com o lado da segunda caixa.
Una as duas caixas com fita isolante.
Una também as duas tampas e faça um buraco no lado da tampa, para que possibilite a passagem do cabo da lupa para quando se for colocar a tampa na caixa.
Se as tampas das suas caixas não forem removíveis(como as das nossas caixas) recorte as tampas, junte-as com fita isolante e utilize as sobras de papelão dos recortes anteriores para tentar criar uma tampa removível.
certifique-se que nem a tampa e nem a caixa tenham buracos em que a luz possa vazar. Caso haja algum, cubra-o com fita isolante.
Se a tampa e a caixa se encaixarem normalmente, você já pode pintar o interior da caixa de preto, e começar a fazer o suporte para o celular.
Para começar a fazer o suporte para o celular você deve pegar o isopor e recortá-lo para fazer uma base que possua uma área de 3 dedos de largura e a distancia entre os dois lados da caixa de altura, de modo que o movimento dela não seja comprometido pelo espaço entre a base e as paredes da caixa ser muito pequeno.
Em seguida faça uma base perpendicular a esta primeira, com altura um pouco menor que a altura da caixa, para que se possa colar esta base perpendicular a primeira, na ponta da mesma.
coloque o seu celular, que será utilizado no projetor, perpendicular a primeira base, e encostando a traseira dele na segunda.
Em seguida pegue um pedaço de isopor e prenda-o na segunda base de modo que o celular fique preso e que não obstrua a passagem de luz do celular(é recomendado o uso de pedaços de palito de dente ou alfinetes para auxiliar na montagem desta base).
Após o secamento da tinta e da cola, teste o projetor em um lugar escuro, virando o projetor para uma parede e colocando o celular com o seu suporte dentro da caixa de modo que o celular fique virado para a direção da lupa.
É importante que a imagem no celular esteja de cabeça para baixo para que a imagem projetada fique de cabeça para cima.

Licença Creative Commons
Roteiro de Replicação do Projetor de Celular está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Esta entrada foi publicada em 2106, Projetos, Projetos-Aprendizagem, Relatório. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.