Roteiro do Projeto de Aprendizagem #2

Colégio Pedro II – Unidade Escolar Centro

Professor: Sérgio Lima            Turma: 2104

Grupo: Anna Maués           nº5

Bruno Bernhardt  nº8

Stefany Scaler        nº31

Yuri Sousa               nº36

Roteiro do Projeto de Aprendizagem #2

Para o desenvolvimento deste projeto, o grupo utilizará tanto grandezas físicas escalares como vetoriais,  sendo elas o comprimento, a velocidade e a aceleração. À principio, o grupo sugeriu utilizar também outra grandeza física, o tempo, mas sua medição seria complicada .

Diante disto, como se tratará de um lançamento oblíquo, o grupo irá posicionar com a ajuda de um esquadro* o jato da mangueira sob um angulo de 45º com o chão, uma vez que o trabalho matemático com tal angulo se torna mais prático. A partir disto, iniciado o jato de água, o grupo irá medir o alcance máximo em  que o jato obteve utilizando uma régua milimetrada. Para a aceleração, o grupo utilizará o módulo da aceleração da gravidade [9,8 m/s²].

* Em um  esquadro, um dos seus  lados possui 45º e por ser um objeto grande, pode ajudar na maior precisão quanto à angulação!

Coletadas as medidas, o grupo irá descobrir uma medida aproximada do módulo da velocidade de saída do jato de água da mangueira, utilizando a fórmula para o Alcance Máximo simplificada que aprendemos em aula:

onde x será o Alcance Máximo (obtido pela medição com régua) e θ (teta) é igual à 45º e g= 9,8m/s² !

Daí encontraremos uma estimativa rudimentar”  da velocidade inicial que queremos descobrir!

 

 

Esta entrada foi publicada em 2011, 2104, CP2, Física, Projetos-Aprendizagem. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

8 respostas para Roteiro do Projeto de Aprendizagem #2

  1. Pingback: Rede Social do Aprendendo Física | Blog | Relatório do Projeto de Aprendizagem #2

  2. Obrigada, professor! Já corrigi o texto!

  3. Opa Maués,

    Após fazer o loguin no blogue vá para o seu texto. Abaixo do título aparece “Edit this entry”. Clique para editar o texto.

    abs

  4. Professor! Gostaria de corrigir um erro que não me atentei ao publicar:
    Stefany Scaler nº 31 e não 32 conforme escrito!

  5. beatriz disse:

    ah,sim!entendi!
    vlw professor!
    =D

  6. Opa Beatriz,

    A velocidade inicial pode ser decomposta em compontente vertical da velocidade (inicial) e componente horizontal da velocidade.

    A posição da molécula dágua (no nosso problema específico) pode ser decomposta, em cada instante, num deslocamento horizontal e num deslocamento vertical!

    Reparou que eu separei velocidade e deslocamento? Cada um deles se divide em duas componentes! E, obviamente, cada um desses deslocamentos (horizontal e vertical) se relaciona com cada uma daquelas velocidades (horizontal e vertical).

    abs

  7. beatriz disse:

    Professor,
    dizer que “As grandezas físicas que decompõem a velocidade inicial são a velocidade vertical, a velocidade horizontal e a distância entre o ponto de saída e o ponto máximo”, estaria correto???

  8. Simples, correto e direto. Se for possível registrem o experimento com imagens (pode ser do celular). Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.