Colégio Pedro II – Unidade Escolar Centro
Turma: 2102
Alunos: Bernardo Marchi – nº 3;
Fabio Ribeiro – nº 8;
Luiz Felipe – nº 17;
Rui Rosa – nº 27.
Roteiro Experimental: O projeto proposto é simular um experimento físico que aborda como tema principal as Leis de Newton. É importante lembrar que não é possível realizar o experimento em situações ideais.
Instrumentos e materiais utilizados durante o experimento:
– Trena (para marcarmos a altura que o bloco A cairá ou que o bloco B será deslocado);
– Balança (para medirmos a massa dos blocos);
– Fita crepe ou esparadrapo (marcação de onde os blocos se encontram antes do deslocamento dos mesmos);
– Cronômetro (medição do intervalo de tempo em que haverá movimento dos blocos);
– Carretel de esparadrapo (para ser utilizado como polia);
– Calculadora (realização de cálculos).
Realização do Experimento:
Realizaremos o projeto que tem como objetivo pôr em prática a idéia do experimento da seguinte forma: nós usaremos fios de nylon para prendermos os blocos, que terão suas massas medidas, e utilizaremos o carretel como polia que será fixado na mesa. O bloco A ficará suspenso a uma altura que será marcada (e medida) com fita crepe enquanto o bloco B ficará imóvel para ser realizada sua marcação inicial de posição, enquanto o fio fica esticado. Depois, permitiremos o movimento do bloco A, que consequentemente movimentará o bloco B. Tomaremos nota das novas medidas (deslocamento do bloco B, tempo que o bloco A demora para atingir o chão) e indiretamente mediremos velocidade, aceleração e forças (normal, peso, força de atrito e tração).
Erros e Incertezas:
Além do fato de não estarmos em condições ideais (massa da polia e fio, resistência do ar, extensão do nylon, entre outras situações), outros erros sempre ocorrerão. Para evitarmos o maior número possível do mesmo, realizaremos com maior precisão possível as medidas e repetiremos o processo de medição a fim de minimizar as incertezas e fazer uma média com os resultados.