Sobre a eficácia de se ter uma mínima alfabetização científica.

Introdução

Acredite ou não a sequência descrita abaixo ocorreu por mera coincidência. Estou aproveitando esta oportunidade para reforçar a necessidade de, numa sociedade moderna e democrática, garantirmos a todos o mínimo de alfabetização científica!

Por que devemos aprender física? Ou sobre a importância do conhecimento científico para as nossas vidas!

Nestes tempos de quarentena eu indiquei dois filmes que, entre outras coisas, abordam a questão do conhecimento científico. O leitor Raphael Rodrigues (a quem agradeço pelo comentário, afinal, blogues são conversas!) fez o seguinte questionamento:
Mas o que mais me chama atenção neles é a reflexão proposta sobre o valor do conhecimento. Até que ponto ele é fundamental de fato para a vida. Qual “grandeza” pesa mais? O tempo ou as experiências?

No contexto aqui do blogue, no lugar de deitar falação, prefiro um exemplo prático! Hoje, (25/03/2020) enquanto lavava a louça pela manhã tive um problema prático. Um copo ficou preso dentro do outro! Nestas situações tentar usar a força bruta não é uma boa opção! Um (ou os dois) copos podem quebrar e, além do prejuízo material sempre há o risco de acidentes. Daí surgiu um bom momento para responder a indagação do Raphael!

Não fazemos um esforço para alfabetizar os cidadãos, na escola, apenas porque conhecimentos escolares podem cair em vestibulares, provas de seleção ou como instrumento de tormenta aos estudantes! Fazemos isso, porque o conhecimento científico tem uma eficácia para vida privada e, também, para a vida cidadã!

Sem maiores delongas, veja o vídeo caseiro abaixo (41 segundos), que mostra uma aplicação do modelo de temperatura como agitação molecular (e, uma das suas consequências/aplicação) a dilatação térmica!

Podemos generalizar este caso particular para várias outras situações com impactos em toda a sociedade, como por exemplo, porque devemos permanecer em casa neste período de pandemia!

Caro leitor, você saberia explicar (ou se preferir, apresentar um modelo científico simples) porque o aumento de temperatura, para uma grande parte das substâncias, produz dilatação térmica?

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos
Esta entrada foi publicada em 1-ano, Experimentos, Recursos Educacionais e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.