Atividade de Aprendizagem IV – Leis de Newton

Introdução

Este texto tem o objetivo de esclarecer e definir de modo claro, qual é a quarta atividade (segundo trimestre) a ser realizada pelos alunos do 1o ano de Física, Unidade Centro, Colégio Pedro II.

Objetivos Gerais

Organizar idéias, conectar recursos, mobilizar conhecimentos e aplicá-los na resolução colaborativa de um problema prático.

Objetivos Específicos

Aplicar os conceitos de força e sua relação com os movimentos (Leis de Newton); entender e aplicar algumas forças usuais na mecânica (tração, atrito e peso); revisar as equações básicas do Movimento Uniformemente Variado e conectar todos estes conceitos na resolução de um problema experimental.

Embora o tratamento adequado de dados experimentais, não seja um objetivo explícito desta atividade, deseja-se que os alunos reflitam sobre:

  • As principais causas de erros experimentais;
  • Como tratá-los adequadamente (ainda que de um modo matematicamente simplificado) tanto para minimizá-los como para representá-los corretamente.

A Atividade

Os alunos deverão, obrigatoriamente, formar grupos com 4 alunos.

Cada grupo deverá preparar, (previamente à realização do experimento!) um roteiro experimental (a ser publicado no wiki da turma(102, 104 e 106), realizar o experimento planejado no roteiro, no laboratório da escola e, finalmente, publicar os resultados do experimento no blogue da turma(102, 104 e 106) na forma de um roteiro de replicação!

Primeira Parte – Roteiro Experimental

Após interagirem com uma destas simulações do experimento (opção 1, opção 2) para visualizarem o experimento e explorarem as variáveis importantes para o mesmo os alunos deverão preparar o roteiro experimental que deverá ser seguido no laboratório:

Este roteiro experimental deverá conter, além da identificação do grupo (Turma, Série, Colégio e Ano) os seguntes itens:

  • Valor das massas que serão utilizadas! No laboratório há algumas massas, mas com valores previamente estabelecidos!
  • Procedimentos experimentais, isto é, como proceder para: Determinar o atrito, medir cinematicamente a aceleração, estimar os erros experimentais, etc
  • Qual o valor teórico esperado (aceleração determinada dinamicamente)?
  • Materiais necessários para o experimento(réguas, relógios, tabelas dos dados, massas, etc), que deverá ser providenciado antes de iniciar o experimento!

Estas informações deverão ser publicadas organizadamente no wiki da turma (102, 104 e 106).

OBS: Esta parte da atividade vale 30% da nota!

Segunda Parte – Realização do Experimento

Com uma cópia do roteiro em mãos e o horário agendado com o professor, o grupo irá realizar o experimento no nosso laboratório. Provavelmente no nosso horário de aulas!

OBS: Esta parte da atividade vale 30% da nota!

Terceira Parte – Roteiro de Replicação

No Blogue da Turma (102, 104 e 106), cada grupo vai publicar o Roteiro de Replicação do Experimento! Que será, basicamente, os passo-a-passos necessários para que o experimento possa ser reproduzido pro outros alunos.

Esse passo-a-passo deverá seguir, obrigatoriamente, a seguinte estrutura:

1. Integrantes do Grupo, Turma, Série, Colégio e Ano – Sem necessidade de Comentários.

2. Licença de Distribuição do Trabalho – Basicamente diz o que pode e o que não pode ser feito com o trabalho de vocês. Essa licença pode ser escolhida seguindo este apontador/link, respondendo as poucas questões do formulário e copiando a licença para o trabalho de vocês. Vejam este exemplo de uso da licença.

3. Referencial Téorico – Basicamente descreve toda a física por trás de cada procedimento efetuado no experimento. Num nível de profundidade compatível com alunos do Ensino Médio. (Não é cópia de Livros, é produção textual dos alunos!). Nesta parte também será feita uma exposição crítica sobre a representação dos resultados com o número correto de algarismos!

4. O passo-a-passo em si – Aqui, o grupo descreverá materiais, montagens, dicas práticas de realização do experimento e tudo que julguem necessário para que alguém possa, ao seguir o roteiro, reproduzir o experimento.

OBS: Esta parte da atividade vale 40% da nota!

Cronograma e etc

Cada uma destas etapas deverá seguir o prazo para a realização dos mesmos!

  • Primeira etapa – 03/08/2008 d.C.;
  • Segunda etapa – 12/08/2008 d.C.
  • Terceira etapa – 19/08/2008 d.C.

Estas datas poderão sofrer pequenos ajustes em função do calendário escolar. Não deixem para a última hora! Você já tiveram a experiência do que isto pode provocar!

Não quero nenhuma das partes em versão impressa!

Dúvidas, reclamações e etc… usem os comentários abaixo, publiquem no fórum da nossa comunidade ou perguntem em sala de aula (mas antes da data final)!

Referências

Em breve colocarei mais referências!

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos
Esta entrada foi publicada em Atividade, CP2, Experimentos e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

9 respostas para Atividade de Aprendizagem IV – Leis de Newton

  1. Nestor disse:

    Também gosataria de saber. Quais são as leis de Newton?

  2. Vinicius disse:

    Oi, eu queria saber quais são as leis de newton?
    brigado

  3. elisangela disse:

    um homem esta andando de cavalo e de repente, este cavalo para bruscamente. Sabe-se que o homem é jogado para frente. por que isto acontece?

  4. Elisete R.Paiva disse:

    Ola! sou nova por aqui e gostaria muito de fazer parte dessa turma e que alguns professores se purem me ajudar ficarei muito grata… Curso o curso de física pela universidade estadual de Roraima-UERR. Estou no 6º semestre e já estou na docencia no ensino médio, atravez da diciplina de estágio III. E se algum professor estiver vendo isso agora será que vc pode me alciliar…
    Que Deus abençoe todos dessa turma… Tchau! Valeu !!!!!!!!!!!

  5. rafaela disse:

    professor acho q o link da licença non ta funcionando…e agora?

  6. Beatriz disse:

    Professor, me desculpe pelo último comentário… foi um momento de burrice minha ^^
    deixa pra lá, já entendi tudinho =)

  7. Beatriz Miranda (aluna 102) disse:

    Professor, sem querer ser inconveniente, mas até agora todos os grupos fizeram o relatório inicial utilizando plano inclinado, e recentemente você me respondeu que não é para usá-lo! eu estou ficando louca!
    e nas intruções de como fazer o trabalho, você nao menciona nada sobre planos inclinados, mas no fórum de dúvidas você está explicando várias coisas sobre planos inclinados para os alunos!
    por favor, nos ajude!

  8. Beatriz disse:

    Oi de novo, é que a gente queria perguntar outra coisa:
    sobre as referências, elas servem de modelo para a nossa experiência??
    Podemos fazer o experimento num plano inclinado, ou as opções “interagirem com uma destas simulações do experimento (opção 1, opção 2)” são as únicas que servem para nós??

    obrigada. :D

    ====

    Olá Beatriz!

    Respndendo aqui as duas perguntas:
    1 – Sobre as massas… A simulação é pra você “visualisarem” como as massas impactam no tempo do experimento. Obviamente que vocês terão usar os valores de massa disponíveis no laboratório.

    2 – Sobre o experimento, não pode ser o do plano inclinado não… em que ser o das duas massas presas por fio.

    abraços

  9. Beatriz disse:

    Olá Professor!
    Bem, o meu grupo está com dúvida sobre o valor das massas a serem utilizadas no experimento…
    a gente escolhe a massa ou é necessário ser conforme os exemplos dos links( há um deles que uma das massas não se altera – fica sempre 2.5)
    responda o mais rápido possível, já que é para domingo e temos muito trabalho a fazer, né não!?
    hahaha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.