Introdução

Se alguém do 3ª ano ou 2º ano tiver interesse num projeto de iniciação científica com foco em programação, documentação e medições físicas só me procurar, por e-mail (cp2 arroba sergioflima pro br) – ou pessoalmente) até sexta 26/05/2017. Com matrícula e CPF!

Só tenho uma vaga aberta! O projeto será desenvolvido com 1 ou no máximo 2 (dois) alunos. Um alunx já foi selecionado!

Vaga já preenchida!

Os detalhes do projeto estão abaixo. Fineza espalhar a palavra!

Projeto Iniciação Científica Júnior para a chamada interna 13/2017 –

TÍTULO:

“Manutenção, documentação e melhorias no sistema de aquisição de dados físicos automatizados usando a plataforma Arduíno”

JUSTIFICATIVA:

Esta proposta tem como motivação e justificativa dar continuidade a iniciativa de introduzir a programação de computadores e o método científico no ensino de ciências (em particular, no ensino de física) no Colégio Pedro II, através de projeto piloto para a aquisição de dados físicos de forma automatizada usando a plataforma de hardware livre – Arduíno, que foi desenvolvida na chamada interna 04/2016: “O Método Científico através de cultivos Hidropônicos”.

Naquela ocasião, era um sub-projeto integrante do projeto interdisciplinar, com o Departamento de Biologia. Desejamos agora, documentar e publicar a parte da programação para que a mesma possa ser remixada em outros contextos educativos e/ou investigativos no âmbito do Colégio Pedro II. E, além de dar manutenção no atual sistema para que o mesmo alimente de dados o projeto proposto na chamada interna 13/2017: “Cultivos hidropônicos: ferramentas para a vivência do fazer científico e da prática da Educação Ambiental”, pretendemos fazer uma atualização técnica no sistema atual.

OBJETI|VOS:

  • Sistematizar o uso da programação de computadores no ensino de física.

  • Documentar, em padrões abertos (epub, ODT, PDF), o básico para o uso da plataforma Arduíno no contexto da aquisição de dados físicos de forma automatizada.

  • Dar manutenção no atual sistema desenvolvido na chamada pública 04/2016 para que o mesmo possa alimentar com dados físicos o projeto proposto na chamada pública 13/2017: “Cultivos hidropônicos: ferramentas para a vivência do fazer científico e da prática da Educação Ambiental”.

  • Estimular o desenvolvimento da comunicação e expressão científica por meio da apresentação de artigos científicos e resultados das pesquisas, preferencialmente usando padrões abertos e livres.

  • Atualizar e implementar uma melhoria técnica no atual sistema: Envio automatizado de dados para uma plataforma web.

  • Aprofundar e trabalhar de forma interdisciplinar temas de Biologia e Física relacionados aos cultivos hidropônicos.

  • Integrar ações desenvolvidas no Campus Centro, na área de Ciências da Natureza (Biologia e Física).

RESULTADOS ESPERADOS:

Ao longo do projeto espera-se que os estudantes participantes se apropriem das seguintes habilidades:
– Programação de computadores (Plataforma Arduíno),;
– Organização de dados físicos com uso de padrões abertos;
– Comunicação científica de resultados experimentais.
Além disso, espera-se como produtos tangíveis deste projeto:
1. Publicar um e-livro (epub e pdf) sobre o uso da plataforma Arduíno para a aquisição de dados físicos.
2. Implementar uma atualização no atual sistema de aquisição para que o mesmo possa, se configurado para tal, enviar automaticamente os dados coletados para uma plataforma de coleta de dados em servidor web.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>