Colégio Pedro II – Unidade Escolar Centro
Nome: Isadora da Costa Nº: 15 Turma: 2106
Izabelle Christine 16
Mini Roteiro Experimental
O experimento irá ser a reprodução da Simulação dada pelo senhor professor alguns posts atrás, no Laboratório de Física, onde teremos de achar o coeficiente de atrito por deslizamento. Algo importante é levarmos em consideração que pode haver fatores externos que irão interferir nas medidas. O experimento tem como objetivo nos ajudar a compreender a matéria dada em aula.
Antes de encontrarmos o coeficiente teremos de encontrar, medir e determinar, algumas grandezas físicas escalares e vetoriais: Comprimento (h); Massa (m); Tempo (t); Velocidade (V); Aceleração (a) e Forças (Peso, Normal, Tração e Força de Atrito). Para medirmos o “h” iremos utilizar uma régua; para a massa utilizaremos uma pequena balança; para o “t” um cronômetro; e através destas medidas determinaremos as restantes através das fórmulas.
Procedimento:
Em primeiro lugar, faremos as marcações na superfície da mesa com uma fita adesiva, depois utilizaremos a balança para pesar os blocos “A” e “B”. Em seguida, montaremos o nosso esquema, juntando os elementos necessários. Mediremos com uma fita métrica a distância entre o “A” e a superfície em que o “A” irá parar, assim poderemos marcar o ponto “O”, que é a distância que o bloco “B” deverá percorrer. Após colocarmos o sistema para funcionar, acionaremos o cronômetro, e quando os blocos pararem de se mover iremos medir a distância “x”, que é o quanto “B” percorreu a mais.
Depois de anotarmos tudo no caderno, pegaremos as informações obtidas e calcularemos o coeficiente de atrito usando as fórmulas dadas. Repetiremos esse processo mais duas vezes, para verificar se as medidas coincidem.
Incertezas/Erros/Observações:
Como dito anteriormente realizaremos o processo três vezes no total a fim de diminuir as chances de erros e falhas, que ainda serão grandes por causa de pequenos detalhes. Com todos os resultados obtidos iremos calcular uma média para ter um valor estipulado. Também iremos desprezar as massas da roldana e do barbante utilizado, assim como a elasticidade do mesmo. Consideraremos o valor da gravidade como 10 m/s².
Materiais:
Balança, Régua, Fita Métrica, Barbante, Carretel de Linha de Costura, caixas de papelão para representarem “A” e “B”, cronômetro, fita adesiva e calculadora.