Mini-Roteiro Projeto Leis de Newton

Colégio Pedro II – Unidade Escolar Centro

Nome: Isadora da Costa                   Nº: 15                Turma: 2106

            Izabelle Christine                       16

 

Mini Roteiro Experimental

O experimento irá ser a reprodução da Simulação dada pelo senhor professor alguns posts atrás, no Laboratório de Física, onde teremos de achar o coeficiente de atrito por deslizamento. Algo importante é levarmos em consideração que pode haver fatores externos que irão interferir nas medidas. O experimento tem como objetivo nos ajudar a compreender a matéria dada em aula.

Antes de encontrarmos o coeficiente teremos de encontrar, medir e determinar, algumas grandezas físicas escalares e vetoriais: Comprimento (h); Massa (m); Tempo (t); Velocidade (V); Aceleração (a) e Forças (Peso, Normal, Tração e Força de Atrito). Para medirmos o “h” iremos utilizar uma régua; para a massa utilizaremos uma pequena balança; para o “t” um cronômetro; e através destas medidas determinaremos as restantes através das fórmulas.

Procedimento:

Em primeiro lugar, faremos as marcações na superfície da mesa com uma fita adesiva, depois utilizaremos a balança para pesar os blocos “A” e “B”. Em seguida, montaremos o nosso esquema, juntando os elementos necessários.  Mediremos com uma fita métrica a distância entre o “A” e a superfície em que o “A” irá parar, assim poderemos marcar o ponto “O”, que é a distância que o bloco “B” deverá percorrer. Após colocarmos o sistema para funcionar, acionaremos o cronômetro, e quando os blocos pararem de se mover iremos medir a distância “x”, que é o quanto “B” percorreu a mais.

Depois de anotarmos tudo no caderno, pegaremos as informações obtidas e calcularemos o coeficiente de atrito usando as fórmulas dadas.  Repetiremos esse processo mais duas vezes, para verificar se as medidas coincidem.

Incertezas/Erros/Observações:

Como dito anteriormente realizaremos o processo três vezes no total a fim de diminuir as chances de erros e falhas, que ainda serão grandes por causa de pequenos detalhes. Com todos os resultados obtidos iremos calcular uma média para ter um valor estipulado. Também iremos desprezar as massas da roldana e do barbante utilizado, assim como a elasticidade do mesmo. Consideraremos o valor da gravidade como 10 m/s².

Materiais:

Balança, Régua, Fita Métrica, Barbante, Carretel de Linha de Costura, caixas de papelão para representarem “A” e “B”, cronômetro, fita adesiva e calculadora.

Esta entrada foi publicada em 2011, 2106, Atividade-Alunos, CP2, Experimentos, Física, Projetos, Projetos-Aprendizagem. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)