Projeto de Aprendizagem do Bebedouro – 1ª Certificação

Projeto de Aprendizagem do Bebedouro – 1ª Certificação
Turma: 1201 – Grupo:
André Luiz – 03
Beatriz Torreão – 04
Natasha Hermes – 25
Yasmin Passoumidis – 30

O trabalho baseia-se na descrição de um roteiro para estimar a velocidade do jato d’água do bebedouro de pressão.
Materiais necessários:
– Bebedouro de Pressão
– Transferidor de 180º
– Régua
O primeiro passo foi medir o ângulo de lançamento, mantendo a velocidade de saída o mais constante possível (movimento retilíneo uniforme). Manipulamos o transferidor de forma que ele ficasse perpendicular à saída do jato d’água, assim encontramos um ângulo de 70º.
O segundo passo foi encontrar a distância atingida pela água. Para isso utilizamos a régua e a posicionamos de forma que ficasse paralela a base e perpendicular ao bico do bebedouro, desta forma encontramos 10cm.
O terceiro passo foi determinar a altura máxima alcançada pelo jato d’água. Colocamos, então, a régua perpendicular a base do bebedouro e posicionada na altura do bico, resultando em 10cm.
OBS: É importante resaltar que a régua e o transferidor devem estar posicionados de onde sai a água, e não na base do bebedouro, ou seja, no mesmo plano do bico do bebedouro.
MEDIDAS:
Ângulo: 70º
Distância: 10cm
Altura: 10cm
Expressamos as medidas obtidas matematicamente através das fórmulas do lançamento oblíquo em que Vx = Vo . cosA e Vy = Vo . senA.
Declaramos o movimento oblíquo como o resultante entre o movimento vertical (y)  e o movimento horizontal (x).
O jato d’água realiza um movimento uniforme variado com velocidade inicial igual a V0y e aceleração da gravidade (g).
Horizontalmente, o corpo desempenha um movimento uniforme, sendo a velocidade V0x. Tendo apenas o tempo como única grandeza comum às duas equações, uma vez que o movimento ocorre de forma simultânea tanto verticalmente quanto horizontalmente
Grandezas:
θ = Ângulo
Vo = Velocidade
A = Alcance
g = Gravidade
h = Altura máxima
Por fim, basta aplicar todas as medidas consideradas nas fórmulas, e a partir de cada valor encontrado fazer uma média aritmética para encontrar o resultado final.

Esta entrada foi publicada em 1201, 2015, Atividade-Alunos, CP2, Experimentos, Física, Projetos-Aprendizagem. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)