Colégio Pedro II – U. Escolar Centro
Física – Prof° Sérgio
1° ano E. M. – Turma: 2106
Grupo: Líbera Li – n°21
Marcus Vinícius – n° 26
Pedro Sousa – n° 29
Pedro Ribeiro – n° 30
Roteiro do Trabalho
♥ Para determinar as velocidades durante o experimento serão usadas as seguintes grandezas: velocidade média em metro por segundo (Vm), distância em metros (s) e o tempo utilizado em segundos (t).
♂ Durante a medição das grandezas será necessário a utilização de alguns instrumentos e a passagem por etapas. Vamos utilizar um giz, uma trena ou fita métrica e um cronômetro de celular.
Primeiro será definida uma distância (s) a ser percorrida, essa será sinalizada no chão com o giz e com a trena que possibilitará a exatidão do comprimento. Logo depois será medido o tempo com o qual cada um percorre o percurso (t). Aí então, baseado tanto pelo tamanho das pernas, pela largura dos passos, e até mesmo o intervalo a mais/menos para apertar o cronômetro, tiramos a medida da incerteza que será acrescentada ou retirada ao Δt.
OBS.: Apesar do nosso planejamento, nossa vontade de minimizar a possibilidade de incerteza, temos isso como algo impossível já que não depende só da nossa preparação como de fatores externos como o próprio uso do ser humano.
♥ Matematicamente falando, tiramos a velocidade média a partir da fórmula:
Vm = Δt/Δs m/s
Onde Δt corresponde ao (tempo final – tempo inicial) e Δs (distância final – distância inicial)
E após o acréscimo ou retirada da incerteza, teremos :
Vm= Δt- incerteza/Δs m/s²