Relatório Turma 1205

Colégio Pedro II – Campus Centro
Professor: Sérgio Lima
Alunos:Ivaldo Lobato (N°: 12); Matheus Ramos (N°: 24); Priscilla Mestolo (N°: 27); Roberto Gomes (N°: 29)
Turma: 1205
Ano Letivo de 2013

Instrumentos utilizados:
1. Trena
2. Giz de quadro
3. Cronômetro de celular
4. Câmera de celular
5. Balança
6. Fita amarela

Conceitos:

– Centro de massa: é o ponto onde pode ser pensado que toda a massa do corpo está concentrada para o cálculo de vários efeitos.
– Energia cinética: é a energia que está relacionada com o estado de movimento de um corpo.
– Energia potencial: é a forma de energia que está associada a um sistema onde ocorre interação entre diferentes corpos e está relacionada com a posição que o determinado corpo ocupa.

Cálculos:
– Centro de massa: calcular o centro de massa de um ser humano não é tarefa fácil, por isso vamos supor um centro de massa aproximado através de um sistema de coordenadas, marcando 7 pontos principais do corpo humano (cabeça, 2 ombros, 2 cotovelos e 2 joelhos) e assim chegando a um valor aproximado de onde se localiza o centro de massa.
– Energia cinética: Para calcular a energia cinética do momentos da corrida usaremos a balança para saber as massas (m1 e m2) dos alunos e o cronômetro para poder calcular as velocidades medias (v1 e v2) – ao o tempo levado e a distancia percorrida, a velocidade é calculada de forma fácil: ∆d/∆t – utiliza-se também a câmera para que a contagem do tempo seja mais precisa. Esses dados nos ajudam a concluir a formula Ec= mV^2 / 2 na qual obtemos a energia cinética.
– Energia potencial: Para calcular a energia potencial precisamos saber a altura máxima alcançada no pulo dos alunos. O salto terá de ser filmado e depois pausado com a finalidade de obtermos a altura máxima dos pulos (h1 e h2). As massas (m1 e m2) serão obtidas pela balança já citada. A gravidade (g) na Terra será considerada 10m/s². Com esses dados podemos aplicar a formula Ep= m.g.h e obter a energia potencial.
Situações:
– Analisando os dados das corridas dos pulos com o centro de gravidade em posições distintas, poderemos ou não ver diferenças nos resultados da energia potencial, provando assim se a posição do corpo (e consequentemente do centro de gravidade) faz diferença no resultado.
– Levando em conta os dados recolhidos (energia cinética e energia potencial) podemos fazer as comparações objetivadas, chagando a conclusões.

Hipótese:

– Usamos dois alunos para fazer os saltos, um que pratica atividades regularmente (Ivaldo) e um que não (Matheus), no experimento, pois temos o objetivo, de forma geral e sem entrar em grandes detalhes, de comprovar como a prática de esportes pode ou não influenciar nas etapas de corrida e salto.

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.

Esta entrada foi publicada em 1205, 2013, Atividade-Alunos, Experimentos e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)