Relatório Turma 1205

Colégio Pedro II – Campus Centro
Professor: Sérgio Lima
Alunos:Ivaldo Lobato (N°: 12); Matheus Ramos (N°: 24); Priscilla Mestolo (N°: 27); Roberto Gomes (N°: 29)
Turma: 1205
Ano Letivo de 2013

Instrumentos utilizados:
1. Trena
2. Giz de quadro
3. Cronômetro de celular
4. Câmera de celular
5. Balança
6. Fita amarela

Conceitos:

– Centro de massa: é o ponto onde pode ser pensado que toda a massa do corpo está concentrada para o cálculo de vários efeitos.
– Energia cinética: é a energia que está relacionada com o estado de movimento de um corpo.
– Energia potencial: é a forma de energia que está associada a um sistema onde ocorre interação entre diferentes corpos e está relacionada com a posição que o determinado corpo ocupa.

Cálculos:
– Centro de massa: calcular o centro de massa de um ser humano não é tarefa fácil, por isso vamos supor um centro de massa aproximado através de um sistema de coordenadas, marcando 7 pontos principais do corpo humano (cabeça, 2 ombros, 2 cotovelos e 2 joelhos) e assim chegando a um valor aproximado de onde se localiza o centro de massa.
– Energia cinética: Para calcular a energia cinética do momentos da corrida usaremos a balança para saber as massas (m1 e m2) dos alunos e o cronômetro para poder calcular as velocidades medias (v1 e v2) – ao o tempo levado e a distancia percorrida, a velocidade é calculada de forma fácil: ∆d/∆t – utiliza-se também a câmera para que a contagem do tempo seja mais precisa. Esses dados nos ajudam a concluir a formula Ec= mV^2 / 2 na qual obtemos a energia cinética.
– Energia potencial: Para calcular a energia potencial precisamos saber a altura máxima alcançada no pulo dos alunos. O salto terá de ser filmado e depois pausado com a finalidade de obtermos a altura máxima dos pulos (h1 e h2). As massas (m1 e m2) serão obtidas pela balança já citada. A gravidade (g) na Terra será considerada 10m/s². Com esses dados podemos aplicar a formula Ep= m.g.h e obter a energia potencial.
Situações:
– Analisando os dados das corridas dos pulos com o centro de gravidade em posições distintas, poderemos ou não ver diferenças nos resultados da energia potencial, provando assim se a posição do corpo (e consequentemente do centro de gravidade) faz diferença no resultado.
– Levando em conta os dados recolhidos (energia cinética e energia potencial) podemos fazer as comparações objetivadas, chagando a conclusões.

Hipótese:

– Usamos dois alunos para fazer os saltos, um que pratica atividades regularmente (Ivaldo) e um que não (Matheus), no experimento, pois temos o objetivo, de forma geral e sem entrar em grandes detalhes, de comprovar como a prática de esportes pode ou não influenciar nas etapas de corrida e salto.

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.

This entry was posted in 1205, 2013, Atividade-Alunos, Experimentos and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.