Roteiro do Projeto de Aprendizagem Bebedouro 2015

Colégio Pedro II – Campus Centro

Rio de Janeiro, 01 de maio de 2015

Alunos: Jefferson Rodrigues – nº 14

Juliana Correia – nº 20

Luiza Calixto – nº 26

Mª Eduarda Feijó – nº 27

T.: 1203

 

O objetivo deste trabalho é fazer uma estimativa em relação à velocidade da saída de um jato de água em um bebedouro.

 

Materiais necessários:

  • régua
  • transferidor

 

Para começar, devemos ter duas medidas principais: o ângulo de saída da água – que será medido com o transferidor – e a distância máxima do jato de água na horizontal (o alcance) – medida com a régua. Há algumas maneiras de medir o tempo, porém é algo complexo e esse experimento é mais simplificado, então usaremos uma fórmula que não necessitam de tempo:

A = Vo² . sen 2 θ/ g

A = alcance do jato de água (medida horizontal)

Vo = velocidade inicial (a incógnita da questão)

sen  2 θ = seno do ângulo da saída da água em relação à horizontal (medido com o transferidor)

g = gravidade, uma constante de 9,8 m/s

* A altura nesse caso não é essencial, mas pode ser medida e usada em uma equação específica (h = Vo².senθ²/2g) e, em seguida, executar a média entre os resultados das duas equações para obter um resultado com mais exatidão. Fica a critério do grupo.

 

Depois, é só substituir na fórmula as medidas encontradas para encontrar um valor ponderado da velocidade inicial da água no bebedouro.

*Obs.: para encontrar as medidas mais facilmente, uma boa dica é posicionar a régua e o transferidor bem próximos ao bebedouro e tirar fotos com zoom, pois dessa maneira as grandezas poderão ser encontradas com maior precisão, constatando um resultado mais plausível.

 

 

Esta entrada foi publicada em 1203, 2-ano, 2015, Atividade, CP2, Projetos, Projetos-Aprendizagem. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)