Colégio Pedro II – Campus Centro
Rio de Janeiro, 01 de maio de 2015
Alunos: Jefferson Rodrigues – nº 14
Juliana Correia – nº 20
Luiza Calixto – nº 26
Mª Eduarda Feijó – nº 27
T.: 1203
O objetivo deste trabalho é fazer uma estimativa em relação à velocidade da saída de um jato de água em um bebedouro.
Materiais necessários:
- régua
- transferidor
Para começar, devemos ter duas medidas principais: o ângulo de saída da água – que será medido com o transferidor – e a distância máxima do jato de água na horizontal (o alcance) – medida com a régua. Há algumas maneiras de medir o tempo, porém é algo complexo e esse experimento é mais simplificado, então usaremos uma fórmula que não necessitam de tempo:
A = Vo² . sen 2 θ/ g
A = alcance do jato de água (medida horizontal)
Vo = velocidade inicial (a incógnita da questão)
sen 2 θ = seno do ângulo da saída da água em relação à horizontal (medido com o transferidor)
g = gravidade, uma constante de 9,8 m/s
* A altura nesse caso não é essencial, mas pode ser medida e usada em uma equação específica (h = Vo².senθ²/2g) e, em seguida, executar a média entre os resultados das duas equações para obter um resultado com mais exatidão. Fica a critério do grupo.
Depois, é só substituir na fórmula as medidas encontradas para encontrar um valor ponderado da velocidade inicial da água no bebedouro.
*Obs.: para encontrar as medidas mais facilmente, uma boa dica é posicionar a régua e o transferidor bem próximos ao bebedouro e tirar fotos com zoom, pois dessa maneira as grandezas poderão ser encontradas com maior precisão, constatando um resultado mais plausível.