Colégio Pedro II – Unidade Escolar Centro
Turma: 2104
Nomes: Amanda Parmegiani Fernandes – 3
Carolina Paes Borge – 9
Flavya S. R. Peres – 12
Gabriel A. M. Dias – 13
Através da simulação vista no roteiro do projeto de aprendizagem da Terceira Certificação, reproduziremos a mesma no Laboratório de Física.
Faremos uso dos seguintes materiais:
– Duas caixas pequenas de papelão (ou de qualquer outro material), com pedras (ou qualquer outro tipo de peso), para que não fiquem leves;
As caixas farão o papel dos blocos A e B.
– Barbante;
Será a “corda inextensível”.
– Cronômetro;
Será usado para a medição do tempo. (Medição da grandeza tempo)
– Balança;
Será usada para medir as massas dos blocos. (Medição da grandeza massa)
– Roldana;
Será usada para o movimento do sistema.
– Fita métrica;
Utilizaremos para possíveis medições.
– Calculadora;
Auxiliará nos cálculos.
– Mesa;
Onde serão apoiados o bloco B e a roldana.
– Fita adesiva;
Utilizaremos para fixar a roldana na mesa.
– Cadeira;
Será o empecilho para que o bloco A não chegue à base; também utilizaremos para medir a altura, de onde o Bloco A parou à base.
– Caderno.
Para quaisquer anotações.
Etapas do experimento:
Primeiramente, com a balança, serão medidas as massas dos blocos A e B que posteriormente serão presos ao barbante. Depois fixaremos a roldana sobre a mesa. O bloco B ficará apoiado sobre a mesa, o barbante será estendido sobre a roldana e o bloco A ficará pendurado por ela.
Com a fita métrica, marcaremos a altura que está a cadeira e será de onde o bloco A, com o movimento, irá parar, até a base.
Marcaremos a medida da altura adquirida, a partir do bloco B, na horizontal. Assim, teremos o ponto O.
Depois que o sistema entrar em movimento, e o bloco A parar, mediremos a distância do ponto O, até o fim do bloco B (ou seja, a distância percorrida pelo bloco B, a distância x).
Anotaremos no caderno as informações adquiridas sobre o experimento (grandezas altura/comprimento, tempo, massa), e daremos início aos cálculos, com auxílio de uma calculadora, para encontrar as outras grandezas (por exemplo, forças, trações, velocidade e aceleração).
Incertezas são previstas na medição das grandezas, logo, faremos pelo menos 3 medições, para garantir uma margem de erro e fazer uma média aritmética de cada grandeza.
Observações a serem consideradas:
– Será desprezada a massa da roldana e do barbante, que não seriam contados caso o experimento fosse realizados em condições ideais. Também desprezaremos a possível elasticidade do barbante.
– Talvez seja necessário o arredondamento de determinadas grandezas, para facilitar os cálculos, só manteremos o valor original da gravidade (9,8 m/s²).
– Repetiremos o processo para maior precisão dos valores.