Roteiro do Trabalho sobre Leis De Newton – 3ª Certificação

Colégio Pedro II – Unidade Escolar Centro
Turma: 2104
Nomes: Amanda Parmegiani Fernandes – 3
              Carolina Paes Borge – 9
              Flavya S. R. Peres – 12
              Gabriel A. M. Dias – 13

Através da simulação vista no roteiro do projeto de aprendizagem da Terceira Certificação, reproduziremos a mesma no Laboratório de Física.

Faremos uso dos seguintes materiais:

–  Duas caixas pequenas de papelão (ou de qualquer outro material), com pedras (ou qualquer outro tipo de peso), para que não fiquem leves;
As caixas farão o papel dos blocos A e B.

– Barbante;
Será a “corda inextensível”.

– Cronômetro;
Será usado para a medição do tempo. (Medição da grandeza tempo)

– Balança;
Será usada para medir as massas dos blocos. (Medição da grandeza massa)

– Roldana;
Será usada para o movimento do sistema.

– Fita métrica;
Utilizaremos para possíveis medições.

– Calculadora;
Auxiliará nos cálculos.

– Mesa;
Onde serão apoiados o bloco B e a roldana.

– Fita adesiva;
Utilizaremos para fixar a roldana na mesa.

– Cadeira;
Será o empecilho para que o bloco A não chegue à base; também utilizaremos para medir a altura, de onde o Bloco A parou à base.

– Caderno.
Para quaisquer anotações.

Etapas do experimento:

Primeiramente, com a balança, serão medidas as massas dos blocos A e B que posteriormente serão presos ao barbante. Depois fixaremos a roldana sobre a mesa. O bloco B ficará apoiado sobre a mesa, o barbante será estendido sobre a roldana e o bloco A ficará pendurado por ela.

Com a fita métrica, marcaremos a altura que está a cadeira e será de onde o bloco A, com o movimento, irá parar, até a base.

Marcaremos a medida da altura adquirida, a partir do bloco B, na horizontal. Assim, teremos o ponto O.
Depois que o sistema entrar em movimento, e o bloco A parar, mediremos a distância do ponto O, até o fim do bloco B (ou seja, a distância percorrida pelo bloco B, a distância x).

Anotaremos no caderno as informações adquiridas sobre o experimento (grandezas altura/comprimento, tempo, massa), e daremos início aos cálculos, com auxílio de uma calculadora, para encontrar as outras grandezas (por exemplo, forças, trações, velocidade e aceleração).

Incertezas são previstas na medição das grandezas, logo, faremos pelo menos 3 medições, para garantir uma margem de erro e fazer uma média aritmética de cada grandeza.

Observações a serem consideradas:

– Será desprezada a massa da roldana e do barbante, que não seriam contados caso o experimento fosse realizados em condições ideais. Também desprezaremos a possível elasticidade do barbante.

– Talvez seja necessário o arredondamento de determinadas grandezas, para facilitar os cálculos, só manteremos o valor original da gravidade (9,8 m/s²).

– Repetiremos o processo para maior precisão dos valores.

Esta entrada foi publicada em 2011, 2104, Atividade, CP2, Experimentos, Física, Projetos, Projetos-Aprendizagem, Relatório, Simulação. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)