Experimento de Física: Fase Teórica I.

Colégio Pedro II – Campus Centro

 2º ano do Ensino Médio. Professor Sérgio Lima.

Nome dos Integrantes:

Isabella Galliza,  nº: 14

Nathalie Andrade,  nº:  27

Stephanie Souza,  nº: 30

Thamires Bragança,  nº: 33 

Turma 1207 

 Experimento de Física; Fase Teórica I.

Para a realização do experimento, o grupo contará com alguns instrumentos que possibilitarão a obtenção de resultados. São eles:

  • Giz comum: Será utilizado para a marcação da altura máxima atingida pelo atleta no salto.
  • Balança: Será utilizada para pesarmos o atleta.
  • Cronômetro: Será utilizado para a marcação da duração da corrida. (deltat)
  • Câmera digital: Será utilizada para gravar o experimento.
  • Fita métrica simples: Será utilizada para medir a distancia da corrida, além da altura máxima do salto.

Primeiramente o grupo, utilizando uma balança eletrônica pesará o atleta. Após isso, os alunos do grupo delimitarão uma distância para que o atleta corra e cronometrarão o tempo em que o mesmo realiza a corrida. Após isso, tendo pesado o aluno previamente, os integrantes do grupo realizarão o cálculo da energia cinética, utilizando para isso a fórmula aprendida MV^2/2.

Depois de realizada a primeira parte do experimento, calcularemos a energia potencial gravitacional do atleta na situação de salto. Com a mão coberta de giz e de frente para uma parede, o mesmo irá saltar e bater na mesma com a mão com giz, marcando assim a altura atingida. Depois disso, os outros integrantes medirão com a fita métrica a altura atingida tendo como referência o marco de giz. Logo em seguida será subtraída essa medida da altura do atleta, para se obter a altura do salto em si. Após convertido para metro, esse valor servirá para calcular a energia potencial gravitacional, utilizando a fórmula aprendida PH ou m.g.h – adotando-se g: 9,8 m/s^2.

 

Questões a serem respondidas:

1)    Como as posições dos braços influenciam no centro de massa?

Sendo o corpo humano um corpo extenso e adotando um sistema de coordenadas x,y,z, podemos perceber que a alteração na posição dos braços mudaria as coordenadas nos eixos, alterando assim a posição encontrada do centro de massa – as coordenadas são diretamente proporcionais a C.M- vide fórmula. Além disso, após pesquisa prévia, descobrimos que no corpo humano o centro de massa coincide com o centro geométrico do mesmo, o que altera quando os braços mudam de posição.

 

2)    Como medir (satisfatoriamente) a altura alcançada no salto?

A maneira de medição já citada neste roteiro possibilita uma obtenção satisfatória da altura do salto. É claro que uma margem de erro deve ser (e será) estipulada pelo grupo para maior credibilidade.

 

3)    Deve ser o mesmo aluno que corre e salta ou devem ser alunos diferentes? Por quê?

Neste experimento é preferível que o aluno que salta e corre seja  o mesmo, uma vez que um dos objetivos do trabalho é verificar, experimentalmente, se os valores encontrados (EC E EPG) são parecidos. Logo, é necessário um único referencial – um mesmo aluno para que possa se comparar os resultados obtidos.

4)Como avaliar/medir a energia cinética média?

 Após medir a o tempo em que o atleta demorou a realizar a corrida (com o cronômetro) e calcularmos a velocidade do mesmo a partir daí e da distância percorrida, aplicaremos os resultados obtidos a fórmula Ec= mv^2/2.

 

5)    Como avaliar/medir a energia potencial gravitacional média?

Os integrantes do grupo medirão com a fita métrica a altura atingida tendo como referência o marco de giz feito pelo atleta no salto. Após disso subtrairemos a altura do atleta do resultado obtido. Assim, adotando g=9,8 m/s^2 , aplicaremos as medições a fórmula m.g.h.

 

6)    Que instrumentos serão necessários e que procedimentos deverão ser adotados para a realização das medições?

Como apresentado no inicio deste roteiro, serão utilizados basicamente 5 instrumentos além é claro de papel e caneta para anotar os resultados e realizar cálculos. Os procedimentos também estão presentes lá.

 

 

Bibliografia: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/viewFile/798/1432

http://www.mundoeducacao.com/fisica/centro-massa.htm

aprendendofisica.net/rede

Licença Creative Commons
Experimento física está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

This entry was posted in 1207, 2-ano, 2013, Atividade-Alunos, CP2, Experimentos, Física, Projetos, Projetos-Aprendizagem and tagged , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Experimento de Física: Fase Teórica I.

  1. vocês vão medir peso ou massa? Num trabalho de física é adequado usar o termo “vamos pesar”?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.