Introdução
Este é nosso primeiro projeto de aprendizagem de 2011. A ideia básica é determinar velocidades médias de corrida de uma pessoa para distâncias diferentes e aplicar um pouco do método científico para investigar a seguinte hipótese: “A velocidade média de uma mesma pessoa tende a diminuir para distâncias maiores”. Este projeto é uma remixagem deste aqui: Caminhada, Corrida e a Determinação da Velocidade, dos autores:Emerson Santos, Luís Paulo Piassi e Rui Vieira.
Objetivos
Gerais
Entre os objetivos gerais deste projeto de aprendizagem temos:
- – Aprender como se aprende Física;
- – Trabalhar colaborativamente e em grupos;
- – Gerenciar informações e transformá-las em Conhecimento;
- – Usar as TICs como ferramentas de aprendizagem;
- – Aprender em Redes Colaborativas de Aprendizagem.
- – Conectar-se a outras pessoas ou base de dados para aprender
Específicos
Entre os objetivos específicos deste projeto podemos citar:
- – Determinar experimentalmente velocidades médias;
- – Entender o conceito de velocidade média e instântanea;
- – Compreender a necessidade de estimar erros em medidas experimentais;
- – Compreender o significado de Algarismos Significativos;
- – Desenvolver a habilidade de apresentar resultados e ideias físicas;
A Atividade
Cada grupo de 4 alunos vai preparar um roteiro (publicado aqui no blogue, na categoria: Atividade-Alunos e 2011! até o dia 04/04/2011) para a determinação experimental de velocidades médias correndo de um dos integrantes do grupo para, pelo menos, 3 distâncias diferentes.
O roteiro deve, obrigatoriamente, indicar:
- – Quais grandezas físicas são importantes para a determinação das velocidades;
- – Quais os procedimentos que serão utilizados para a medição dessas grandezas, justificando-os;
- – Quais as incertezas das medidas e como estimá-las;
- – Que instrumentos serão necessários para as medidas;
- – Como os dados coletados serão tratados matematicamente;
É incentivado que os grupos interajam entre si, discutindo as suas propostas (via <a href="http://aprendendofisica.net/rede/blog/2011/03/28/projeto-aprendizagem-velocidade-media/#respond” title=”Comentários”>comentários neste texto ou usando o fórum), criticando-as, mas cada grupo deve elaborar o seu roteiro para publicá-lo aqui no blogue!
O Experimento
As medidas experimentais serão feitas na Escola, no horário da aula de física, provavelmente na quadra de esportes (dias 05/04 e 07/04). Maiores detalhes sobre as atividades deste dia, serão publicadas aqui!
Publicando os Resultados
Os resultados experimentais deverão ser publicados aqui no blogue nas categorias “experimentos“, “relatório” e “sua turma” (2102 ou 2104 ou 2106 ou 2108) seguindo, obrigatoriamente, a seguinte estrutura:
- – Identificação dos Integrantes (Escola, Nome e Turma);
- – Tabela com os dados experimentais medidos e com as velocidades calculadas (com o número correto de algarismos significativos);
- – Análise/confrontação da hipótese com os dados experimentais. Aqui os alunos “tentarão inferir se é possível” com os dados experimentais refutar ou corroborar a hipótese levantada, justificando.
- – Licença de Distribuição do Trabalho. Os alunos deverão escolher uma das licenças Creative Commons para a publicação do trabalho. Mais sobre este item leiam aqui e aqui.
Cronograma
Cada uma destas etapas deverá seguir o prazo para a realização dos mesmos!
- – Primeira etapa: Elaborar o roteiro do experimento – até 04/04/2011 d.C.;
- – Segunda etapa: Efetuar o Experimento – 05 e 07/04/2011 d.C.;
- – Terceira etapa: Redigir o Relatório do Experimento até 12/04/2011 d.C.
Não deixem para a última hora!
Nota, este câncer da Escola
Embora o objetivo da atividade seja aprender física, aprender a pesquisar e aprender a aprender, há uma necessidade formal de se atribuir uma nota para produção dos alunos! A avaliação do que os alunos aprendem neste projeto deveria ser feita no processo de interação do professor com os alunos e com a produção destes.
Isto não é de modo algum fácil na nossa estrutura de massa (muitos alunos para o professor atender)! Não obstante a isto, a atribuição da nota desta atividade será assim realizada:
- Até 1,0 ponto para os roteiros do experimento do grupo. Será avaliado coerência e correção conceitual.
- Até 1,0 ponto pela participação na realização efetiva do experimento. Compreensão do que se está fazendo será observada, na medida do possível.
- Até 1,0 ponto pela qualidade conceitual e escrita do Relatório do experimento.
Deveria ficar óbvio que a avaliação é uma coisa diferente da atribuição de notas! Cada um deveria se encarregar de avaliar, a si próprio, sobre o que aprendeu ou não aprendeu!
Ao professor cabe tentar identificar, grosseiramente, as aprendizagens que ficam explícitas nas atividades do grupo e atribuir a isto uma nota. É o que farei :-)
Referências
Os apontadores/links abaixo são referências para os alunos pesquisarem e estudarem na elaboração e realização deste projeto de aprendizagem:
- Erros e Medidas Físicas – Texto Obrigatório para entender como se dever avaliar erros e representá-los numa medida física;
- Projeto Caminhadas, corridas e velocidade média – Projeto original no qual este aqui se baseou!
- Exemplos de relatório de alunos
Dúvidas? Reclamações? Sugestões? Use o <a href="http://aprendendofisica.net/rede/blog/2011/03/28/projeto-aprendizagem-velocidade-media/#respond” title=”Comentários”>formulário de comentários aqui em baixo!
Pingback: Rede Social do Aprendendo Física | Blog | Comentários sobre Proj. Velocidade Média
Profeesor,eu ainda nao entendi esse negocio de licença … como eu vou escolheruma licena na hora de postar o relatorio ?
Olá Ana Beatriz Garcia
Uma opção é copiar e colar o texto integral da licença escolhida. Como?
Vá nesta página:
http://creativecommons.org/choose/?jurisdiction=br
Responda as perguntas (3) e complete os campos (se desejar) Clique no botão “escolha uma licença”. copie o código gerado e cole no editor do blogue (o editor deve estar na opção de html, na parte superior direito tem a opção visual e html, clique em html antes de colar o código!).
Outra opção, mais elegante, é somente citar qual a licença escolhida e fazer um link para a mesma.. Citar a licença escolhida e fazer um link para a mesma. como no exemplo abaixo:
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons: Atribuição-Uso Não-Comercial-Compatilhamento pela mesma licença 2.5 Brasil.
É isto.
abs
Prof. Sérgio Lima
Abs
Prof. Sérgio Lima
Consegui entender professor … e acho que fiz certinho ! Muito obrigada :)
Vocês publicaram o relatório como comentário! Era para publicar no blogue! Para o reltório publiquem no local correto. Para saber como publicar no blogue veja aqui:
http://aprendendofisica.net/rede/ajuda/
Colégio Pedro II – U. E. Centro
Trabalho de física – Professor Sérgio Lima
Componentes do Grupo:
Cainã, Caroline Castro, Luã Xavier e Priscilla Mestolo
Série: 1º ano E.M.
Turma: 2108
– Grandezas físicas importantes para a determinação das velocidades
Utilizando as medidas do Sistema Internacional (SI), para determinar a velocidade média usaremos a grandeza de metros por segundo (m/s), em que a distância percorrida (s) vai está representada em metros (m) e o tempo gasto (t) estará representado em segundos (s).
– Procedimentos necessários para a medição dessas grandezas e suas incertezas
Faremos uma marca na posição inicial, para que ao final possamos medir as distâncias percorridas. Essa marca poderá ser feita com giz, ou até mesmo uma fita adesiva. Com a partida de um dos elementos do grupo, outro acionará o cronômetro, até que o membro chegue ao final do percurso, quando o cronômetro será desativado e uma nova marca será feita no chão.
A distância será medida com a ajuda de uma trena. Então, poderemos utilizar a fórmula para cálculo de velocidade média, já citada no trabalho. Para o cálculo será necessária a utilização de uma calculadora, para se obter um resultado mais preciso.
Essa medição não será perfeita, já que a ativação do cronômetro ocorre com um pouco de atraso, pois é necessária a espera da partida do componente. No momento de medir a distância podem ocorrer erros e por fim. Tudo isso atrapalha no cálculo da velocidade, pois pequenos segundos e centímetros, fazem muita diferença quando aplicados em fórmula.
– Instrumentos necessários para as medidas
Uma trena, para poder medir as distâncias percorridas no experimento. Um giz ou uma fita adesiva, para poder marcar as rotas percorridas, indicando o fim e o início do trajeto. Um cronômetro, para marcar o tempo gasto nas corridas. E, por fim, uma calculadora, para que possamos obter um resultado mais preciso no cálculo da velocidade média.
– Tratamento dos dados coletados
Depois da coleta de todas as informações, faremos o cálculo utilizado para descobrir a velocidade média (Vm = ∆s/∆t), aprendido nas aulas de física.
Pingback: Rede Social do Aprendendo Física | Blog | Comentários Gerais sobre os Roteiros