Projeto de Aprendizagem #1 – Velocidade Média

Introdução

Este é nosso primeiro projeto de aprendizagem de 2011. A ideia básica é determinar velocidades médias de corrida de uma pessoa para distâncias diferentes e aplicar um pouco do método científico para investigar a seguinte hipótese: “A velocidade média de uma mesma pessoa tende a diminuir para distâncias maiores”. Este projeto é uma remixagem deste aqui: Caminhada, Corrida e a Determinação da Velocidade, dos autores:Emerson Santos, Luís Paulo Piassi e Rui Vieira.

Projeto Velocidade Média em 2009

Objetivos

Gerais

Entre os objetivos gerais deste projeto de aprendizagem temos:

  • – Aprender como se aprende Física;
  • – Trabalhar colaborativamente e em grupos;
  • – Gerenciar informações e transformá-las em Conhecimento;
  • – Usar as TICs como ferramentas de aprendizagem;
  • – Aprender em Redes Colaborativas de Aprendizagem.
  • Conectar-se a outras pessoas ou base de dados para aprender

Específicos

Entre os objetivos específicos deste projeto podemos citar:

  • – Determinar experimentalmente velocidades médias;
  • – Entender o conceito de velocidade média e instântanea;
  • – Compreender a necessidade de estimar erros em medidas experimentais;
  • – Compreender o significado de Algarismos Significativos;
  • – Desenvolver a habilidade de apresentar resultados e ideias físicas;

A Atividade

Cada grupo de 4 alunos vai preparar um roteiro (publicado aqui no blogue, na categoria: Atividade-Alunos e 2011! até o dia 04/04/2011) para a determinação experimental de velocidades médias correndo de um dos integrantes do grupo para, pelo menos, 3 distâncias diferentes.

O roteiro deve, obrigatoriamente, indicar:

  • – Quais grandezas físicas são importantes para a determinação das velocidades;
  • – Quais os procedimentos que serão utilizados para a medição dessas grandezas, justificando-os;
  • Quais as incertezas das medidas e como estimá-las;
  • – Que instrumentos serão necessários para as medidas;
  • – Como os dados coletados serão tratados matematicamente;

É incentivado que os grupos interajam entre si, discutindo as suas propostas (via <a href="http://aprendendofisica.net/rede/blog/2011/03/28/projeto-aprendizagem-velocidade-media/#respond” title=”Comentários”>comentários neste texto ou usando o fórum), criticando-as, mas cada grupo deve elaborar o seu roteiro para publicá-lo aqui no blogue!

O Experimento

As medidas experimentais serão feitas na Escola, no horário da aula de física, provavelmente na quadra de esportes (dias 05/04 e 07/04). Maiores detalhes sobre as atividades deste dia, serão publicadas aqui!

Publicando os Resultados

Os resultados experimentais deverão ser publicados aqui no blogue nas categorias “experimentos, “relatório” e “sua turma” (2102 ou 2104 ou 2106 ou 2108) seguindo, obrigatoriamente, a seguinte estrutura:

  • – Identificação dos Integrantes (Escola, Nome e Turma);
  • – Tabela com os dados experimentais medidos e com as velocidades calculadas (com o número correto de algarismos significativos);
  • – Análise/confrontação da hipótese com os dados experimentais. Aqui os alunos “tentarão inferir se é possível” com os dados experimentais refutar ou corroborar a hipótese levantada, justificando.
  • – Licença de Distribuição do Trabalho. Os alunos deverão escolher uma das licenças Creative Commons para a publicação do trabalho. Mais sobre este item leiam aqui e aqui.

Cronograma

Cada uma destas etapas deverá seguir o prazo para a realização dos mesmos!

  • Primeira etapa: Elaborar o roteiro do experimento – até 04/04/2011 d.C.;
  • Segunda etapa: Efetuar o Experimento – 05 e 07/04/2011 d.C.;
  • Terceira etapa: Redigir o Relatório do Experimento até 12/04/2011 d.C.

Não deixem para a última hora!

Nota, este câncer da Escola

Embora o objetivo da atividade seja aprender física, aprender a pesquisar e aprender a aprender, há uma necessidade formal de se atribuir uma nota para produção dos alunos! A avaliação do que os alunos aprendem neste projeto deveria ser feita no processo de interação do professor com os alunos e com a produção destes.

Isto não é de modo algum fácil na nossa estrutura de massa (muitos alunos para o professor atender)! Não obstante a isto, a atribuição da nota desta atividade será assim realizada:

  • Até 1,0 ponto para os roteiros do experimento do grupo. Será avaliado coerência e correção conceitual.
  • Até 1,0 ponto pela participação na realização efetiva do experimento. Compreensão do que se está fazendo será observada, na medida do possível.
  • Até 1,0 ponto pela qualidade conceitual e escrita do Relatório do experimento.

Deveria ficar óbvio que a avaliação é uma coisa diferente da atribuição de notas! Cada um deveria se encarregar de avaliar, a si próprio, sobre o que aprendeu ou não aprendeu!

Ao professor cabe tentar identificar, grosseiramente, as aprendizagens que ficam explícitas nas atividades do grupo e atribuir a isto uma nota. É o que farei :-)

Referências

Os apontadores/links abaixo são referências para os alunos pesquisarem e estudarem na elaboração e realização deste projeto de aprendizagem:

Dúvidas? Reclamações? Sugestões? Use o <a href="http://aprendendofisica.net/rede/blog/2011/03/28/projeto-aprendizagem-velocidade-media/#respond” title=”Comentários”>formulário de comentários aqui em baixo!

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos
Esta entrada foi publicada em 2011, CP2, Experimentos, Projetos, Projetos-Aprendizagem e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

7 respostas para Projeto de Aprendizagem #1 – Velocidade Média

  1. Pingback: Rede Social do Aprendendo Física | Blog | Comentários sobre Proj. Velocidade Média

  2. Ana Beatriz Garcia Lima disse:

    Profeesor,eu ainda nao entendi esse negocio de licença … como eu vou escolheruma licena na hora de postar o relatorio ?

  3. Vocês publicaram o relatório como comentário! Era para publicar no blogue! Para o reltório publiquem no local correto. Para saber como publicar no blogue veja aqui:
    http://aprendendofisica.net/rede/ajuda/

  4. Prii Mestolo disse:

    Colégio Pedro II – U. E. Centro
    Trabalho de física – Professor Sérgio Lima
    Componentes do Grupo:
    Cainã, Caroline Castro, Luã Xavier e Priscilla Mestolo
    Série: 1º ano E.M.
    Turma: 2108

    – Grandezas físicas importantes para a determinação das velocidades

    Utilizando as medidas do Sistema Internacional (SI), para determinar a velocidade média usaremos a grandeza de metros por segundo (m/s), em que a distância percorrida (s) vai está representada em metros (m) e o tempo gasto (t) estará representado em segundos (s).

    – Procedimentos necessários para a medição dessas grandezas e suas incertezas

    Faremos uma marca na posição inicial, para que ao final possamos medir as distâncias percorridas. Essa marca poderá ser feita com giz, ou até mesmo uma fita adesiva. Com a partida de um dos elementos do grupo, outro acionará o cronômetro, até que o membro chegue ao final do percurso, quando o cronômetro será desativado e uma nova marca será feita no chão.
    A distância será medida com a ajuda de uma trena. Então, poderemos utilizar a fórmula para cálculo de velocidade média, já citada no trabalho. Para o cálculo será necessária a utilização de uma calculadora, para se obter um resultado mais preciso.
    Essa medição não será perfeita, já que a ativação do cronômetro ocorre com um pouco de atraso, pois é necessária a espera da partida do componente. No momento de medir a distância podem ocorrer erros e por fim. Tudo isso atrapalha no cálculo da velocidade, pois pequenos segundos e centímetros, fazem muita diferença quando aplicados em fórmula.

    – Instrumentos necessários para as medidas

    Uma trena, para poder medir as distâncias percorridas no experimento. Um giz ou uma fita adesiva, para poder marcar as rotas percorridas, indicando o fim e o início do trajeto. Um cronômetro, para marcar o tempo gasto nas corridas. E, por fim, uma calculadora, para que possamos obter um resultado mais preciso no cálculo da velocidade média.

    – Tratamento dos dados coletados

    Depois da coleta de todas as informações, faremos o cálculo utilizado para descobrir a velocidade média (Vm = ∆s/∆t), aprendido nas aulas de física.

  5. Pingback: Rede Social do Aprendendo Física | Blog | Comentários Gerais sobre os Roteiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.