Um Resumo do Uso de TICs no CEC em 2007

Caro aluno, este texto foi escrito especialmente para você! Assim, ao longo do ano quando você se perguntar: Por que o professor quer que eu e meus colegas usem Blogues e Wikis no curso de Física#livro fisica? Você terá as respostas aqui a sua espera!

Considere isto uma FAQ (Frequently Ask Question ) ou se preferir RPF (Resposta às Perguntas mais Frequentes):

  • O que são Blogues? E como eles podem agregar alguma coisa nas minhas aprendizagens?Blogues são conversações! Uma maneira fácil de você publicar na internet suas idéias, dúvidas e descobertas, sem precisar conhecer nada de internet, html e informatiquês!

    O seres humanos aprendem em comunidade (Paulo Freire). Você aprende mais quando reflete, compartilha, discute aquilo que é o seu objeto de aprendizagem! Portanto, os blogues funcionarão como um “LOG”, um rastro das suas aprendizagens e dos seus colegas! Acredite, na Era da Informação aprender como se aprende é mais importante do que o próprio conteúdo que você aprende!

  • O que são wikis? E como eles podem agregar alguma coisa nas minhas aprendizagens?? Wiki é uma tecnologia para escrita colaborativa na web! Ou seja, um documento pode ser editado por várias pessoas na web, sem que seja necessário conhecer html e informatiquês. Algumas simples marcações e o texto está publicado na web.

    Usaremos o wiki, para documentar projetos e produzir o portifólio da turma, isto é, a produção acadêmica da turma!

  • O que o professor espera dos alunos com os blogues? – Eu espero que vocês publiquem suas dúvidas, publiquem aquilo que descobriram, aquilo que aprenderam, que usem o blogue como se fosse uma “cola para a prova”! Ou seja, algo que você consultaria, se quisesse lembrar de algo! Mas blogues não servem apenas para publicação! Seu maior poder é o poder de interagir com os leitores, no caso o professor e os seus colegas!. Assim eu também espero que você leiam o que os seus colegas produziram, comentem, discutam, acrescentem, corrijam e interajam entre si.

    Ao contrário de anos anteriores, a nota do blogue se dará em função da participação de vocês no blogue dos alunos (Turma 101, Turma 103, Turma 203)

  • Ao final de cada unidade de estudo, vocês deverão se organizar para produzir o resumo da turma no wiki, especificamente nestes endereços: Turma 101, Turma 103 e Turma 203. Maiores detalhes serão dados em ocasião mais oportuna!
  • Como será o critério de notas para a participação nos blogues e no wiki? – Como nos outros anos, vocês farão duas provas tradicionais (como na Era Industrial) valendo 80% da nota! E a pariticipação nos blogues e wikis corresponderá a 20% da nota!

    Vou levar em conta a qualidade e a quantidade das contribuições (individuais) nas duas ferramentas! Por isso você deverá sempre se autenticar (logar) no blogue e assinar suas contribuições na wiki! Na sala do futuro, veremos como isso é feito!

Acho que isto é suficiente! Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre algo em relação ao uso dos Blogues e dos Wikis, use o comentário abaixo ou envie sua dúvida direto para contato @ aprendendofisica.pro.br.

Eu publicarei a resposta, sempre aqui no blogue, a menos que seja algo muito particular e/ou que não contribua para o conjunto dos alunos a sua publicação!

Um ótimo ano de aprendizagens colaborativas de Física#livro fisica para todos nós!

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos
Esta entrada foi publicada em Apontamentos, Referências. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas para Um Resumo do Uso de TICs no CEC em 2007

  1. Boa noite!
    Estou montando um blog sobre Física também.
    Gostaria que você comentasse nos artigos lá expostos.
    Ps: Te linkei.

  2. admin disse:

    Olá Norberto!

    Sem dúvida esta sua dica será muito valiosa! Vou procurar reportar, (numa categoria específica) os resultados ao longo do processo!

    Obrigado pela dica e pela sua visita!

    Sergio F. Lima

  3. Você não se interessaria em escrever fórmulas matemáticas em seus artigos com o LaTex?
    Veja em http://bloguici.em.blog.br/2007/01/31/latex-in-wordpress/
    um exemplo de como fica…

    Esta experiência de incluir os blogues e os wikis para os alunos é uma idéia interessante. Espero, depois, de saber como foi o resultado final desta inclusão de ferramentas ao ensino de física.

    abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.