Fase I – Teórica – Roteiro dos saltos e corrida

Nomes: Gabrielle Reis, Giovanna Brevigliero e Sofia Alves

Números: 9, 11 e 33

Turma: 1205 – 2º ano E.M. (2013)

Colégio Pedro II – Campus Centro

Professor: Sérgio Lima

  • MATERIAL UTILIZADO NESTA ETAPA DO TRABALHO
  • Trena de 5m de comprimento;
  • Pedaço de giz laranja;
  • Cronômetro;
  • Balança;
  • Celular/câmera fotográfica para filmagem e fotografia a fim de registrar a experiência e obter maior precisão nos resultados.

 

  •  COMO A POSIÇÃO DOS BRAÇOS INFLUENCIA NO CENTRO DE MASSA?

Para o corpo estabilizado, reto, com os braços abaixados, o centro de massa é aproximadamente da altura do umbigo. Porém com os braços esticados, há uma mudança de posição desse centro, já que a altura do aluno em questão e, consequentemente, do seu centro de equilíbrio, causada pela alteração da área posta em questão.

  • COMO MEDIR, SATISFATORIAMENTE, A ALTURA ALCANÇADA NO SALTO?

Para uma maior precisão na medida, o salto foi realizado paralelamente à parede. Primeiramente mediu-se com a trena a altura da aluna e depois marcou-se a mesma na parede com o giz para haver uma base de comparação boa em relação ao poder de salto.

  • DEVE SER O MESMO ALUNO QUE SALTA E CORRE?

Sim, pois a massa deve ser a mesma para que possa se comparar a energia cinética (mV²/2) e a energia potencial gravitacional (mgh).

  • COMO AVALIAR /MEDIR A ENERGIA CINÉTICA MÉDIA?

A partir da fórmula mV²/2, ,medindo a massa da aluna com uma balança, a distância percorrida com a trena de 5m de comprimento e o tempo gasto com um cronômetro. Esse dois últimos fatores combinados gerarão a velocidade.

  • COMO AVALIAR/MEDIR A ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL MÉDIA?

A partir da fórmula mgh, medindo novamente a massa da aluna com uma balança, utilizando a aceleração da gravidade padrão  (10m/s²) e medindo a altura do salto com a trena contando desde o chão até a marca de giz.

Licença Creative Commons
Roteiro de saltos e corrida de G. Neves, G. Reis, S. Alves é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.

Esta entrada foi publicada em 1205, 2013, Atividade, Atividade-Alunos, CP2, Experimentos, Projetos, Relatório. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)