Fase Teórica I – Preparação do Experimento

Colégio Pedro II – Campus Centro / Turma:1207

Nomes:      Ana Carolina Macariello – 03

Gabriel Romeo – 12

Julia Rossini – 19

O objetivo deste experimento é avaliar a Energia Cinética (média) numa corrida e a Energia Potencial Gravitacional (média) em um salto vertical, a fim de relacionar tais conceitos com os conceitos de centro de massa e conservação de energia. Para isso, o grupo adotou os métodos de medição descritos abaixo:

1 – Energia Cinética

O grupo delimitará, com uma trena, a distância (s) que o aluno atleta irá correr, enquanto os demais integrantes ficarão encarregados de filmar, com a câmera de um celular, o movimento e achar o tempo (t) que o aluno levou desde o ponto inicial até o final. Tais grandezas serão utilizadas no cálculo da velocidade média (v) do aluno. A massa (m) do mesmo será encontrada ao pesarmos em uma balança, assim aplicando os valores achados na equação:

Ec= mv²/2  (SI)

 2 – Energia Potencial:

Na parede será fixada uma fita métrica, onde o atleta irá pular na frente ou ao lado. Com isso conseguiremos medir a altura (h). Levando em consideração que o valor da gravidade (g) da Terra é 9,8 m/s², usaremos a massa (m) do atleta, que terá se pesado previamente, para encontrarmos o resultado final do nosso experimento. Este cálculo será realizado a partir da seguinte fórmula :

Epg=m.g.h  (SI)

Para verificar experimentalmente a influência da distribuição de massa corpórea na altura máxima do salto vertical, o aluno irá pular verticalmente de 3 formas diferentes, sendo elas: com ambos os braços abaixados, com um braço para cima e com ambos os braços para cima, repetindo o procedimento de medida descrito anteriormente todas as vezes. A cada pulo, o centro de massa irá se deslocar de acordo com o deslocamento do braço. Iremos comparar os resultados da altura máxima alcançada, esperando que as alturas sejam praticamente iguais (considerando as incertezas) nas 3 situações, com a finalidade de provar que se pode adotar como referência qualquer ponto num corpo extenso, já que o centro de massa se desloca junto ao corpo no salto. Portanto, se o corpo se deslocar uma medida x, o centro de massa também terá tal deslocamento x.

Licença Creative Commons
Projeto Saltos e Pulos de http://aprendendofisica.net/rede/blog/fase-teorica-i-preparacao-do-experimento-3 é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil.

Esta entrada foi publicada em 1207, 2-ano, Atividade, Atividade-Alunos, Experimentos, Física, Projetos, Projetos-Aprendizagem, Relatório. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.